LIÇÃO EBD – O MILÊNIO E O GRANDE TRONO BRANCO

Ap 20

 

Dicionário de palavras bíblicas:

Milênio: período de mil anos

Ressurreição: ato de ressuscitar, voltar a viver, reviver

Hades: palavra grega que significa lugar onde os mortos ficam, à espera da ressurreição

Hoje vamos conhecer uma bela profecia sobre o futuro: o milênio. Será um período maravilhoso, onde governaremos com Cristo, mas também ocorrerá uma rebelião contra o Senhor.

Também conheceremos o que irá ocorrer logo após o milênio: um grande julgamento.

Vamos aos detalhes!

 

Leia Ap 20.1-6 e com a ajuda de seu professor complete as palavras ou frases que faltam nas sentenças, anotando também o verso (v.) correspondente ao evento (acontecimento):

1.      No início do milênio, Satanás será acorrentado por um _______________ - v. _______ e _______

2.      Os ressuscitados irão __________________ com Cristo por mil anos – v. _______

3.      Esta é a _________________________ ressurreição – v. ______ e _______

4.      Satanás irá ser __________________ de _____________ as nações neste período – v. ______

Leia Ap 20.7-10 e marque V para as frases verdadeiras e F para as falsas, anotando também os versos relacionados:

5.      (    ) Satanás ficará preso por cem anos – v. ______

6.      (    ) Ele sairá e enganará as nações – v. ______

7.      (    ) Descerá fogo do céu e destruirá os exércitos do mal – v. _______

8.      (    ) O Diabo será lançado na prisão, na ilha de Patmos – v. _______

9.      (    ) Ele poderá sair do lago de fogo – v. ______

Toda rebelião contra Cristo terminará! Esta é a certeza de nós, cristãos: na segunda vinda de Cristo, ele irá retornar conosco e governar a terra, fazendo com que cessem (terminem) injustiças, guerras, fome, doenças e dor!

10.  Vamos terminar lendo Ap. 20.11-15. Baseado no que lemos neste trecho, relacione as frases corretamente:

A. grande trono branco

1.Serão julgados de acordo com o que tiverem feito

B. mar

2.Os mortos, em pé, serão julgados diante dele

C. lago de fogo

3.Um dos lugares que os mortos virão para o julgamento

D. livro da vida

4.Os nomes que serão lançados no lago de fogo não estão nele

E. terra e o céu

5.Fugiram da presença do grande trono branco

F. mortos

6.É a segunda morte

 

Estes mortos que receberão a condenação no juízo do grande trono branco são os que ressuscitarem após os mil anos (segunda ressurreição). Nós, os santos salvos por Cristo, ressuscitaremos na primeira ressurreição, a ressurreição da vida.

 

A 2ª ressurreição é a chamada “ressurreição para a morte”, porque as pessoas que dela participarão estarão condenadas, pois não creram na salvação ofertada por meio de Cristo.

 

Versículo para decorar: “Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição” – Ap 20.6. 

 

Respostas dos exercícios:

(Que maravilha termos tantas promessas na Bíblia acerca da ressurreição, do governo de Cristo e do aniquilamento do mal! Nosso mundo atual é muito injusto, cristãos são perseguidos, torturados e mortos, como na Coreia do Norte– veja no site https://www.portasabertas.org.br/classificacao/ mais detalhes - mas no milênio nós, os santos, governaremos sobre toda a terra com Cristo! Haverá justiça e paz, mas Satanás ainda se rebelará após ser solto – recebendo a sentença final do lago de fogo perpétuo – Ap 13.10. Busque ensinar com certeza e alegria destes fatos futuros. Estamos servindo um Rei, o Rei que fará justiça aos santos – que triunfou na cruz e na ressurreição e triunfará para sempre!)

 

1. anjo – v. 1 e 2

2. reinar – v. 4 (o reinado de Cristo no milênio com os ressurretos cumprirá muitas das profecias que Daniel, Isaías e Miquéias revelaram no Antigo Testamento)

3. primeira – v. 4 e 6 (“felizes e santos” – destaque a alegria de nós, cristãos, ao virmos com Cristo para reinar sobre o mundo neste período de 1.000 anos)

4. impedido, enganar – v. 3 (observe que ele “será solto por pouco tempo – isto para que fique evidente, para todos os que viverem no mundo – quais seus métodos: roubar, matar e destruir – João 10.10)

5. F – (ficará preso por 1.000 anos) v. 7

6. V – v. 8 (observe que Satanás, que já se rebelou e se rebela diariamente contra Deus, novamente incitará rebelião ao final dos 1.000 anos, comprovando sua extrema maldade diante de todos na terra –– v. 8 e 9)

7. V – v. 9 (“devorou” - também aqueles que seguirem Satanás nesta última rebelião serão mortos)

8. F – (será lançado no lago de fogo – o inferno eterno, em companhia da primeira besta e do falso profeta, que é a segunda besta do Apocalipse – veja Ap 19.20) v. 10

9. F – v. 10 (“para todo o sempre” – definitivamente Satanás será impedido de agir, ficando no lugar preparado para ele e seus anjos – o inferno – Mt 25.4)

10.

A – 2 (observe que os mortos estarão “em pé” – v.12, portanto, não estarão na sepultura, mas serão ressuscitados na 2ª ressurreição para receber o juízo por suas condutas)

B – 3 (v. 13)

C – 6 (v. 14)

D – 4 (v. 15 – observe que neste livro estão lançados somente os nomes dos santos, os que creram em Cristo como seu único Senhor e Salvador)

E – 5 (v. 11 – este julgamento será num local fora do universo, na dimensão espiritual, para onde serão levados aqueles que não creram em Cristo)

F – 1 (v. 12 – observe que nos livros celestiais todas as más obras serão registradas, e apresentadas diante daqueles que as praticaram e não aceitaram a graça do perdão de Deus – nós, os santos, somos perdoados e Deus apagou definitivamente tais registros nestes livros! Vd. Mq 7.18-19)

 

____________________________________________________________________

 

www.ebdonline.com.br

 

Lista de Lições