APOCALIPSE:
A REVELAÇÃO GLORIOSA
Apocalipse
quer dizer “revelação”, dada por Jesus Cristo ao apóstolo João (Ap 1.1).
Foi o último livro escrito da Bíblia, entre os anos 81 e 96, quando João
estava preso na ilha de Patmos por ter pregado o evangelho (1.9). Era a época
de perseguição aos cristãos, sob o regime do imperador Domiciano.
A
linguagem do Apocalipse é bastante característica: o uso de símbolos era
bastante comum entre os judeus. São mais de 300 símbolos. Veja alguns:
Cordeiro = Jesus Cristo
Mulher
= povo judeu
Dragão
= Satanás
Besta
= Anticristo
Noiva
= Igreja
Babilônia
= Os povos e nações da terra
João,
achando-se “em espírito, no dia do Senhor” (1.10 e 4.2) descreve o que lhe
foi revelado por Jesus (1.11-20). Inicia-se o livro com as 7 cartas ás igrejas
da Ásia Menor (atual Turquia):
Éfeso
(2.1-7), Esmirna (2.8-11), Pérgamo (2.12-17), Tiatira (2.18-29), Sardes
(3.1-6), Filadélfia (3.7-13) e Laodicéia (3.14-19).
Nestas
cartas, Jesus faz advertências contra a frieza espiritual (2.4-5), as heresias
(2.14-15), a prostituição e falsas cerimônias (2.20-22), as obras de aparência
(3.2) e a falsidade religiosa (3.15-17).
A
partir do capítulo 4 desenrola-se um duplo panorama: visões do céu e da
terra, em tempos futuros. No desenvolvimento dos capítulos seguintes, há o
contraste da glória nos céus com o juízo de Deus sobre a terra e as hostes
satânicas.
O
Apocalipse foi dirigido a uma igreja sofredora. Havia perseguições por parte
de Roma, a inimizade dos judeus, as heresias. É um livro de esperança, para
quem sofre, e juízo, para os perseguidores.
Estes
juízos são determinados na forma de “selos”, “ais”, “trombetas” e
outras figuras. Compreende-se claramente que o juízo de Deus não é só
reservado para um trono, no céu, mas haverá julgamento já na terra. Este época
de julgamento terreno chama-se “grande tribulação”, e está expresso não
apenas em Apocalipse, mas em Daniel e Mateus 24.
Após
o arrebatamento da Igreja do Senhor, só restará o povo judeu, para testemunho,
no tempo da grande tribulação. As minúcias deste período estão nos capítulos
6 a 19.
Após
a grande tribulação, ocorre o chamado “milênio”, que é o Reinado de
Cristo, na terra, por mil anos (capítulo 20). No final do milênio há o
julgamento geral dos ímpios e das hostes satânicas, diante do trono branco (Ap
20.11-15).
Neste
período, haverá novo céu e nova terra (Ap 21), com a restauração do paraíso
(Ap 22).
Apesar
de cheio de simbolismo, a mensagem de Apocalipse é clara: Deus tem a chave da
história na mão, e exercerá Seus juízos sobre homens e anjos, no tempo
determinado. É esta certeza que nos dá a esperança e revigora nossa fé, pois
temos a promessa de vitória sobre o pecado, o mundo e a carne:
“bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro,
para que lhes assista o direito á árvore da vida, e entrem na cidade pelas
portas.”( Ap 22.14).
Pessoas
que ficarão fora do paraíso: Ap 22.15
Porque
nada se pode acrescentar ou tirar da Palavra de Deus? Ap 22.18-19.
“Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome”. Ap 3.12.