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O Ensino Bíblico Gravuras

APOCALIPSE: A REVELAÇÃO GLORIOSA 

Apocalipse quer dizer “revelação”, dada por Jesus Cristo ao apóstolo João (Ap 1.1). Foi o último livro escrito da Bíblia, entre os anos 81 e 96, quando João estava preso na ilha de Patmos por ter pregado o evangelho (1.9). Era a época de perseguição aos cristãos, sob o regime do imperador Domiciano.

A linguagem do Apocalipse é bastante característica: o uso de símbolos era bastante comum entre os judeus. São mais de 300 símbolos. Veja alguns:
Cordeiro = Jesus Cristo

Mulher = povo judeu

Dragão = Satanás

Besta = Anticristo

Noiva = Igreja

Babilônia = Os povos e nações da terra

João, achando-se “em espírito, no dia do Senhor” (1.10 e 4.2) descreve o que lhe foi revelado por Jesus (1.11-20). Inicia-se o livro com as 7 cartas ás igrejas da Ásia Menor (atual Turquia):

Éfeso (2.1-7), Esmirna (2.8-11), Pérgamo (2.12-17), Tiatira (2.18-29), Sardes (3.1-6), Filadélfia (3.7-13) e Laodicéia (3.14-19).

Nestas cartas, Jesus faz advertências contra a frieza espiritual (2.4-5), as heresias (2.14-15), a prostituição e falsas cerimônias (2.20-22), as obras de aparência (3.2) e a falsidade religiosa (3.15-17).

A partir do capítulo 4 desenrola-se um duplo panorama: visões do céu e da terra, em tempos futuros. No desenvolvimento dos capítulos seguintes, há o contraste da glória nos céus com o juízo de Deus sobre a terra e as hostes satânicas.

O Apocalipse foi dirigido a uma igreja sofredora. Havia perseguições por parte de Roma, a inimizade dos judeus, as heresias. É um livro de esperança, para quem sofre, e juízo, para os perseguidores.

Estes juízos são determinados na forma de “selos”, “ais”, “trombetas” e outras figuras. Compreende-se claramente que o juízo de Deus não é só reservado para um trono, no céu, mas haverá julgamento já na terra. Este época de julgamento terreno chama-se “grande tribulação”, e está expresso não apenas em Apocalipse, mas em Daniel e Mateus 24.

Após o arrebatamento da Igreja do Senhor, só restará o povo judeu, para testemunho, no tempo da grande tribulação. As minúcias deste período estão nos capítulos 6 a 19.

Após a grande tribulação, ocorre o chamado “milênio”, que é o Reinado de Cristo, na terra, por mil anos (capítulo 20). No final do milênio há o julgamento geral dos ímpios e das hostes satânicas, diante do trono branco (Ap 20.11-15).

Neste período, haverá novo céu e nova terra (Ap 21), com a restauração do paraíso (Ap 22).

Apesar de cheio de simbolismo, a mensagem de Apocalipse é clara: Deus tem a chave da história na mão, e exercerá Seus juízos sobre homens e anjos, no tempo determinado. É esta certeza que nos dá a esperança e revigora nossa fé, pois temos a promessa de vitória sobre o pecado, o mundo e a carne: “bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito á árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.”( Ap 22.14).

Pessoas que ficarão fora do paraíso: Ap 22.15

Porque nada se pode acrescentar ou tirar da Palavra de Deus? Ap 22.18-19.

“Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome”. Ap 3.12.