ATRASOS DOS ALUNOS - COMEÇAR OU NÃO COMEÇAR A AULA?
Se sua classe bíblica for como a minha, apenas 1 em cada 3 alunos chega até o horário previsto para o início da aula.
O que fazer?
1. Sugiro começar a aula no horário, orando.
2. Após a oração, peça a cada aluno ler, em silêncio, o texto bíblico base da lição.
3. Faça perguntas:
a- Você não entendeu o significado de alguma palavra do texto lido?
b- O que lhe chamou a atenção no texto?
4. Os passos 1 a 3 devem consumir, no máximo, 10 minutos (elimine a questão 3-b se for necessário). Inicie, então, as demais atividades previstas na lição.
Tenho constatado que ficar à espera dos alunos retardatários é pura perda de tempo. Oração e leitura da Palavra, com uma reflexão (passos 1 a 3 acima) são bem proveitosos, muito mais do que ficar arranjando desculpas para o início da aula.
Dica adicional: institua incentivos (concurso, premiação) para os alunos pontuais.