LIÇÃO EBD – CANTARES - UM LINDO ROMANCE
Livro de Cantares (ou Cânticos)
Homens e mulheres são diferentes. Foi Deus que os criou assim (Gn 1.27), e isto é bom, tem um propósito: a formação de uma família.
Segundo a Bíblia, a família inicia-se quando um homem e uma mulher decidem casar-se – Gn 2.24 – no sentido de “deixar pai e mãe”.
No livro de Cantares (sigla Ct) ou Cântico dos Cânticos, temos um relato poético de romance – namoro, noivado e casamento (bodas) entre um homem e uma mulher.
Este tempo de namoro e noivado são um tempo de preparação para o casamento e estão representados poeticamente neste livro até as bodas - um tempo de espera, onde homem e mulher se aproximam e desenvolvem seu mútuo relacionamento.
Leia os trechos indicados e assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
1.( ) Ct 1.7-8: eles eram crianças quando começaram a namorar
2.( ) Ct 2.16 e 6.3: eram infiéis (tinham outros namoros)
3.( ) Ct 8.7: O amor é base da união entre os dois
4.( ) Ct 6.13: o nome da noiva era Helena
5.( ) Ct 1.1: o autor do livro foi Salomão
6.( ) Ct 1.7: a profissão do homem era artesão (que faz artesanato)
Percebeu o que este livro bíblico ensina? A união de um homem e uma mulher é algo muito bonito, e é baseado na fidelidade e no amor.
7. Agora, com base no que você aprendeu, relacione os termos ou nomes da primeira coluna com a segunda:
1.Sulamita |
1.Precedem (antecedem) o casamento |
2.Salomão |
2.Namoro e noivado não são para esta época da vida |
3.Namoro e noivado |
3.Autor do livro de Cantares |
4.Amor e fidelidade |
4.Nome da noiva |
5.Crianças |
5.Bases de um casamento |
Versículo para refletir e decorar: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” – Eclesiastes 3.1
Respostas dos Exercícios:
(Professor: a poesia de Cantares pode ser aplicada ao ensino da fidelidade, do amor, do tempo de espera para o casamento e outros – mesmo crianças entendem que nos relacionamentos há necessidade de regras e respeito recíproco. Reforce, nesta lição, os conceitos do casamento monogâmico – homem e mulher, e as bênçãos que poderão advir desta união, especialmente o companheirismo e amor decorrentes de uma relação estável).
1. F - Subentendido no texto, com o uso da palavra “mulher”. O trabalho perigoso de pastar e proteger rebanhos das feras não cabe às crianças, mas a adultos. Os dois jovens estavam nos campos, trabalhando, e apreciavam saber que seu amado estava na mesma região.
2. F – Ambos eram fiéis uns aos outros
3. V
4. F – Sulamita
5. V
6. F – Era pastor de ovelhas
7. 1-4; 2-3; 3-1; 4-5; 5-2
____________________________________________________________________