CURSO BÍBLICO: INTEGRALIDADE DO SER
Prof. Eliseu Pereira (eliseugp@yahoo.com.br)
LIÇÃO 5 — O DILEMA CARNE X ESPÍRITO
O ESPÍRITO HUMANO (2ª parte)
Textos: “... a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gl 5.17).
[1] INTRODUÇÃO
a. Lei de Deus: por ser criado à imagem de Deus, o homem está sob a lei de Deus, isto é, tem conhecimento do bem e do mal — noção moral.
b. Lei do pecado: por ter caído em pecado, o homem está sob a lei do pecado, isto é, em todos os homens se observa o fenômeno do erro (“todos pecaram”, Rm 3.23).
c. Dilema: a tensão entre a imposição da lei do pecado e a obrigação perante a lei de Deus é a raiz da fragmentação do ser humano (Rm 7.22,23,25;8.2,7).
d. Objetivo: definir os termos bíblicos de carne e espírito e analisar a extensão de pecado e a grandeza da salvação provida por Deus em Cristo.
e. Visão bíblico-teológica: a Teologia situa a raiz do dilema humano em uma esfera que nenhuma ciência poderia vislumbrar, isto é, o pecado.
[2] CONCEITO BÍBLICO DE ‘ESPÍRITO’
a. sentido geral: ânimo, índole; humor (estado de espírito); disposição mental.
i.Citações: “espírito de ciúme” (Nm 5.14,30); “espírito inabalável” (Sl 51.10); “espírito angustiado” (Is 61.3); espírito manso e tranqüilo (1Pe 3.4).
b. sentido filosófico: o pensamento em geral, o sujeito da representação, com suas atividades próprias, e que se opõe às coisas representadas; à matéria ou à natureza (Dic. Aurélio).
c. espírito humano:
i.pneuma (grego): corrente de ar, brisa; fôlego princípio vital do corpo humano, imaterial em contraste com o corpo material; a alma racional; “[Deus] soprou nas narinas o fôlego de vida” (Gn 2.7); “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está?” (1Co 2.11).
ii.nous (grego): intelecto (dianoia) ou razão (logos).
d. Espírito de Deus: refere-se à própria natureza de Deus (Jo 4.24); o Espírito de Deus (Gn 1.2; Jó 33.4; Mt 3.16; Rm 8.9); o Espírito de Cristo (Rm 8.9) Espírito do Senhor (Is 11.2; Lc 4.18; 2Co 3.17,18).
i.“Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus” (1Co 2.11)
ii.“O Espírito [de Deus] mesmo testifica com o nosso espírito [humano] que somos filhos de Deus” (Rm 8.16).
e. espírito X pecado: mediante a fé em Cristo, o ser humano pode ser conduzido ao arrependimento e ter seus pecados perdoados; por uma ação de Deus, o homem arrependido é liberto da obrigação de fazer (lei moral) e não conseguir (carne) para uma vida de querer fazer (Espírito) e poder fazer (vida).
f. espírito X vida: a lei do Espírito operando no coração regenerado produz vida plena, vida em abundância (Jo 10.10); plenitude de vida (Jo 1.6; Ef 3.19); novidade de vida (Rm 6.4).
i.“[Deus] vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e assim habite Cristo em vossos corações...” (Ef 3.16).
g. Resumo:
i.O espírito humano representa o elo de ligação da natureza física e espiritual do homem com Deus; designado para orientar a vida humana de acordo com a natureza real do homem e seu relacionamento necessário com Deus.
ii.Viver no Espírito significa aceitar o governo de Deus (seus direitos de governo universal e individual) e aceitar a sua natureza humana como sendo criada, dependente e físico/espiritual.
iii.A ação do Espírito Santo no espírito humano regenerado produz integridade porque dá vida plena, isto é, leva em consideração a natureza físico-espiritual do homem e orienta a sua relação ordenada com o mundo físico e o mundo espiritual.
[3] PARA REFLETIR
a. viver no Espírito permite pelo menos duas coisas:
i.que o Espírito de Deus vivifique o nosso espírito regenerado e
ii.que produza a vida integral/plena, isto é, satisfaça as necessidades físicas e espirituais.
b. assim viver de acordo com o pecado produz só uma coisa: MORTE (fragmentação) porque:
i.renega o governo de Deus e
ii.renega a natureza humana integral — satisfaz apenas a dimensão material.
c. mas viver no Espírito produz uma só coisa: VIDA (integridade) porque:
i.faz a vontade de Deus (governo) e
ii.orienta a natureza humana integral em sua dupla dimensão humana e espiritual.