EBD

O Ensino Bíblico Gravuras

DINÂMICAS BÍBLICAS

1)      Localizar versículos que tenham a palavra “amor” ou “amar” (exemplo: 1 Jo 3.1, 2.5, 4.7)

 

2)      Escolher 1 história bíblica para representar.

 

3)      Localização rápida de versículos – quem acha mais rápido?

 

4)      Escolher 1 passagem ou versículo bíblico e explicá-lo.

 

5)      Achar 1 versículo bíblico:

 

·        Para consolar 1 pessoa que está triste (Rm 8.28, Sl 91.1, etc.)

·        Para evangelizar 1 pessoa (1 Jo 1.9, Jo 14.6, etc.)

·        De louvor a Deus (Sl 107.1, Ap 7.12, etc.)

·        Que fala da criação do mundo (Gn 1.1, At 17.24, etc.)

·        De conselho sobre algum assunto (Cl 2.8, 1 Ts 5.18, etc.)

·        Que contenha 1 promessa de Deus (Mt 21.22, Sl 34.18, etc.)

·        Pequeno (de poucas palavras) - (Jo 11.35, Jó 3.2, Ex 20.13, etc.)

 

6)      Localizar:

 

 

7) Liste 7 versículos que começam com a letra "o".

 

8) Bate-Rebate Bíblico: jogo em duplas, onde a primeira pessoa lê um versículo para a outra, em voz alta. Esta procura um versículo que comece com a última letra do versículo que ouviu. E assim, sucessivamente, alterando-se a leitura dos versículos. Exemplo: Ex 15.3, 15.7, 15.9 etc. (tradução Almeida Corrigida e Revisada).

 

9)  Objetos Bíblicos: procurar versículos bíblicos que mencionam objetos que estejam na sala (vaso, livro, janela, porta, etc.). Ganha o grupo que localizar mais versículos. Exemplos: Ex 16.33, Pv 26.23, 2 Co 4.7, Sl 128.3, Jo 2.15, etc.

 

10) Perguntas Bíblicas - coloque perguntas sobre a lição dada em papéis dobrados, dentro de uma sacola. Coloca-se uma música e o sacola vai passando de mão em mão. Subitamente, o coordenador pára a música. Quem estiver com a sacola tira uma pergunta e responde-a.

 

11) Criatividade: mostrar figuras e perguntar como se relacionam ao ensino bíblico. Exemplo: figura de criança (das crianças é o Reino de Deus), uma cena de destruição (o pecado destrói nosso relacionamento com Deus), 2 amigos (o Espírito Santo é nosso Consolador), homem ou mulher (nosso Corpo, templo do Espírito), etc.

 

12) Quebra-Cabeça Bíblico: escreva o versículo-chave da lição em uma cartolina. Recorte as letras, formando um quebra-cabeça. Peça para a turma montá-lo em classe. Pode ser utilizado também como competição entre equipes - quem completa primeiro a tarefa ganha pontos ou um prêmio (neste caso você precisará tantos quebra-cabeças quanto equipes pretender).

 

13) Memória Bíblica: o primeiro aluno fala o nome de um personagem bíblico (exemplo: Davi), o seguinte deve falar este nome e outro que escolher (exemplo: Davi, Sansão), o terceiro repete os dois (Davi, Sansão) e fala um terceiro (exemplo: Salomão) - a brincadeira continua até que alguém erre a sequência ou esqueça um dos nomes. Pode-se continuar a brincadeira, eliminando os que erraram, até que reste apenas o "campeão".

 

14) Quem sou eu? Escreva o nome de alguns personagens bíblicos em pedaços de papel e coloque-os dobrados em uma sacola, a criança sorteia um nome e, sem olhar, cola o papel na testa, com o nome do personagem virado para a frente. A criança com o papel colado na testa faz perguntas para as outras crianças e tenta adivinhar que personagem ela é (colaboração de Kamila Carvalho).

Se você tem mais sugestões de dinâmicas, informe-as via formulário