EDUCAÇÃO DE FILHOS (2 Tm 3.16, Pv 22.6)
Quais
os métodos bíblicos, para educação de filhos?
1.
O EXEMPLO
(1 Co 11.1): o apóstolo Paulo era solteiro, mas tinha inúmeros filhos
espirituais, a maioria bem-sucedida. Pelo seu exemplo, seus filhos na fé
fizeram proezas. Podemos conhecer a bíblia de cor, e exortar nossos filhos,
discipliná-los, etc., mas, se não formos exemplos de vida para eles, então
nosso fracasso em educá-los será enorme. Sua vida fala mais alto do que as
suas palavras! Leia Josué 24.15.
2.
PERSEVERANÇA
(Dt 11.18-19, Pv 22.6): não se educa os filhos em uma semana. São 20 anos, no
mínimo, de persistência diária. Tudo terá que ser ensinado, repetido e
insistido, as vezes até a exaustão.
3.
UNIFORMIDADE
(Mc 3.25): o pior de tudo é o pai ter uma opinião, e a mãe outra, sobre
determinado assunto de educação. Exemplo: o pai dá doces á criança, mas a mãe
é contra. O filho sempre estará no dilema: ou agrada a um e desagrada a outro.
Nunca saberá o que é correto. NÃO INTERFIRA, se seu cônjuge está tomando
uma atitude com seu filho. Mesmo que esteja errado, é preferível conversar, a
sós, com seu cônjuge, sobre o assunto, mais tarde, e combinarem juntos os
procedimentos daí por diante.
4.
AMOR (Rm
13.8-10): somente com amor poderemos fixar a verdadeira face de Deus na mente de
nossos filhos. O amor fará com que os pais se dediquem á tarefa de educar seus
filhos, evitando com que deixem esta tarefa para a igreja ou a escola, assumindo
eles mesmos esta responsabilidade bíblica. A má formação dos jovens não é
oriunda da sociedade corrupta ou da fraqueza do governo, mas da ausência de um
lar amoroso, onde a prioridade é o amor a Deus e ao próximo.
5.
DISCIPLINA:
é um recurso indispensável, pois “a estultícia (estupidez) está ligada ao
coração da criança” (Pv 22.15). Engana-se quem pensa que a vara é a única
alternativa bíblica de disciplina (leia Cl 3.21). Observe que em Pv 29.15 há
separação entre vara e disciplina, mostrando que são distintos. Disciplinar
quer dizer corrigir, fazer obedecer. Entre as alternativas bíblicas, se
encontram: a exortação (Ef 6.4), restrições diversas (Pv 19.18), repreensões
(Hb 12.7,8), persuasão (induzir,
convencer: Pv 29.17, Dt 6.5-9), motivação (Ex 20.12, Ef 6.1-3). Cada uma tem
seu valor, e seu tempo de aplicação.
Nota: a vara é o instrumento ideal para a criança pequena (vd. Pv 13.24), mas, com as crianças maiores, recomenda-se o uso de outros métodos de disciplina. “Criança”, na bíblia, representa o período antes da puberdade (menino: 10 a 13 anos; menina: 12 a 14 anos).
6.
ORAÇÃO
(Tg 1.5): orar é aprender com Deus os princípios e as soluções na tarefa
mais difícil que existe no mundo: educar os filhos.
AVALIAÇÃO
DO MÉTODO DE EXEMPLO
Avalie a seguinte atitude, e explique porque a mesma
está certa ou errada:
“O
domingo está lindo. Vamos á praia (ou ao parque, etc.). Iremos á igreja
semana que vem”.
Atitude ( )
Certa ( ) Errada
Porque?
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AVALIAÇÃO
DO MÉTODO DE EXEMPLO
Avalie a seguinte atitude, e explique porque a mesma
está certa ou errada:
“O
governo está péssimo. Acho que irei deixar de pagar o imposto!”
Atitude ( )
Certa ( ) Errada
Porque?
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AVALIAÇÃO
DO MÉTODO DE EXEMPLO
Avalie a seguinte atitude, e explique porque a mesma
está certa ou errada:
“Esta igreja vive pedindo dinheiro. Que eles pensam, que sou
um banco?”
Atitude ( )
Certa ( ) Errada
Porque?
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AVALIAÇÃO
DO MÉTODO DE EXEMPLO
Avalie a seguinte atitude, e explique porque a mesma
está certa ou errada:
“Vou orar. A crise no Brasil está feia.”
Atitude ( )
Certa ( ) Errada
Porque?
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AVALIAÇÃO
DO MÉTODO DE EXEMPLO
Avalie a seguinte atitude, e explique porque a mesma
está certa ou errada:
“Vou
votar em branco. Todos os candidatos são corruptos!”
Atitude ( )
Certa ( ) Errada
Porque?
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AVALIAÇÃO
DO MÉTODO DE EXEMPLO
Avalie a seguinte atitude, e explique porque a mesma
está certa ou errada:
“O
mercado deu troco a mais. Vou devolver imediatamente.”
Atitude ( )
Certa ( ) Errada
Porque?
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AVALIAÇÃO
DO MÉTODO DE PERSEVERANÇA
Indique de zero a 10 a nota que você daria nos
seguintes casos:
( )
Meu filho está com 15 anos. Vou deixar com ele a escolha de ir ou não á
igreja aos domingos.
( )
Carlinhos, enquanto você não arrumar seu quarto, não irá jantar!
( )
Vou deixar você ver TV. Depois você fará suas lições.
( )
Vou aumentar sua mesada. Mas você deverá ajudar sempre sua mãe.
( )
Minha filha descobriu que quase todas as garotas do colégio estão
“transando”. Preciso explicar a ela que a vontade de Deus é que o sexo seja
praticado sempre dentro do casamento.
( )
Vou desligar a TV. Há cenas de sexo explícito e violência.
( )
Pode ir brincar mas volte ás 7 horas, está bem?
AVALIAÇÃO
DAS ALTERNATIVAS DE DISCIPLINA
José tem 12 anos. Infelizmente, colou na prova, e o
professor manda avisar aos pais. Escolha as alternativas justificáveis para os
pais disciplinar
em José:
( )
Mandar escrever 100 vezes: “Não devo colar na prova”
( )
Dar uma bronca
( )
Cortar a mesada da semana e o programa favorito de TV
( )
Mandar decorar 10 versículos bíblicos
( )
Outra. Qual?
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AVALIAÇÃO
DO MÉTODO DE UNIFORMIDADE BÍBLICA
Respondam honestamente as seguintes questões:
1.
Vocês
brigam na frente dos filhos? (
) Sim (
) Não
2.
Algum dos
dois têm preferência por um dos filhos? (
) Sim (
) Não
3.
Quando
seu cônjuge está disciplinando seu filho, tem havido interferência sua? (
) Sim (
) Não
4.
Seu filho
pede para ver um filme de terror. Vocês concordam? (
) Não (
) Um concorda e outro discorda ( ) Sim
5.
“Posso
faltar na igreja para ir ao futebol hoje?”. A resposta de vocês dois a
ele é: ( ) Sim
( ) Não
( ) Um concorda e outro
discorda
Agora somem os pontos. Cada resposta “Sim”
equivale a 10 pontos. Cada resposta “Não” equivale a zero pontos. Nas
perguntas 4 e 5, se responderam “um concorda e outro discorda” equivale a 10
pontos cada. Anote o total de pontos:
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Avaliação:
Zero pontos: parabéns! Vocês são uniformes na
educação de seus filhos!
10 pontos: verifique a questão em que houve pontos e
conversem sobre o que fazer para mudar!
20 ou mais pontos: vocês precisam conversar
seriamente e mudar de atitudes!