EBD

O Ensino Bíblico Gravuras

EDUCAÇÃO DE FILHOS (2 Tm 3.16, Pv 22.6)

Quais os métodos bíblicos, para educação de filhos?

1.   O EXEMPLO (1 Co 11.1): o apóstolo Paulo era solteiro, mas tinha inúmeros filhos espirituais, a maioria bem-sucedida. Pelo seu exemplo, seus filhos na fé fizeram proezas. Podemos conhecer a bíblia de cor, e exortar nossos filhos, discipliná-los, etc., mas, se não formos exemplos de vida para eles, então nosso fracasso em educá-los será enorme. Sua vida fala mais alto do que as suas palavras! Leia Josué 24.15.

2.   PERSEVERANÇA (Dt 11.18-19, Pv 22.6): não se educa os filhos em uma semana. São 20 anos, no mínimo, de persistência diária. Tudo terá que ser ensinado, repetido e insistido, as vezes até a exaustão.

3.   UNIFORMIDADE (Mc 3.25): o pior de tudo é o pai ter uma opinião, e a mãe outra, sobre determinado assunto de educação. Exemplo: o pai dá doces á criança, mas a mãe é contra. O filho sempre estará no dilema: ou agrada a um e desagrada a outro. Nunca saberá o que é correto. NÃO INTERFIRA, se seu cônjuge está tomando uma atitude com seu filho. Mesmo que esteja errado, é preferível conversar, a sós, com seu cônjuge, sobre o assunto, mais tarde, e combinarem juntos os procedimentos daí por diante.

4.   AMOR (Rm 13.8-10): somente com amor poderemos fixar a verdadeira face de Deus na mente de nossos filhos. O amor fará com que os pais se dediquem á tarefa de educar seus filhos, evitando com que deixem esta tarefa para a igreja ou a escola, assumindo eles mesmos esta responsabilidade bíblica. A má formação dos jovens não é oriunda da sociedade corrupta ou da fraqueza do governo, mas da ausência de um lar amoroso, onde a prioridade é o amor a Deus e ao próximo.

5.   DISCIPLINA: é um recurso indispensável, pois “a estultícia (estupidez) está ligada ao coração da criança” (Pv 22.15). Engana-se quem pensa que a vara é a única alternativa bíblica de disciplina (leia Cl 3.21). Observe que em Pv 29.15 há separação entre vara e disciplina, mostrando que são distintos. Disciplinar quer dizer corrigir, fazer obedecer. Entre as alternativas bíblicas, se encontram: a exortação (Ef 6.4), restrições diversas (Pv 19.18), repreensões (Hb 12.7,8),  persuasão (induzir, convencer: Pv 29.17, Dt 6.5-9), motivação (Ex 20.12, Ef 6.1-3). Cada uma tem seu valor, e seu tempo de aplicação.

Nota: a vara é o instrumento ideal para a criança pequena (vd. Pv 13.24), mas, com as crianças maiores, recomenda-se o uso de outros métodos de disciplina. “Criança”, na bíblia, representa o período antes da puberdade (menino: 10 a 13 anos; menina: 12 a 14 anos).

6.   ORAÇÃO (Tg 1.5): orar é aprender com Deus os princípios e as soluções na tarefa mais difícil que existe no mundo: educar os filhos.

 AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE EXEMPLO

Avalie a seguinte atitude, e explique porque a mesma está certa ou errada:

“O domingo está lindo. Vamos á praia (ou ao parque, etc.). Iremos á igreja semana que vem”.

Atitude (  ) Certa    (   ) Errada

Porque? .......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE EXEMPLO

Avalie a seguinte atitude, e explique porque a mesma está certa ou errada:

“O governo está péssimo. Acho que irei deixar de pagar o imposto!”

Atitude (  ) Certa    (   ) Errada

Porque? .......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE EXEMPLO

Avalie a seguinte atitude, e explique porque a mesma está certa ou errada:

 “Esta igreja vive pedindo dinheiro. Que eles pensam, que sou um banco?”

Atitude (  ) Certa    (   ) Errada

Porque? .......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE EXEMPLO

Avalie a seguinte atitude, e explique porque a mesma está certa ou errada:

 “Vou orar. A crise no Brasil está feia.”

Atitude (  ) Certa    (   ) Errada

Porque? .......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE EXEMPLO

Avalie a seguinte atitude, e explique porque a mesma está certa ou errada:

“Vou votar em branco. Todos os candidatos são corruptos!”

Atitude (  ) Certa    (   ) Errada

Porque? .......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE EXEMPLO

Avalie a seguinte atitude, e explique porque a mesma está certa ou errada:

“O mercado deu troco a mais. Vou devolver imediatamente.”

Atitude (  ) Certa    (   ) Errada

Porque? .......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

 

AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE PERSEVERANÇA

Indique de zero a 10 a nota que você daria nos seguintes casos:

(    ) Meu filho está com 15 anos. Vou deixar com ele a escolha de ir ou não á igreja aos domingos.

(    ) Carlinhos, enquanto você não arrumar seu quarto, não irá jantar!

(    ) Vou deixar você ver TV. Depois você fará suas lições.

(    ) Vou aumentar sua mesada. Mas você deverá ajudar sempre sua mãe.

(  ) Minha filha descobriu que quase todas as garotas do colégio estão “transando”. Preciso explicar a ela que a vontade de Deus é que o sexo seja praticado sempre dentro do casamento.

(    ) Vou desligar a TV. Há cenas de sexo explícito e violência.

(    ) Pode ir brincar mas volte ás 7 horas, está bem?

 

 

AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS DE DISCIPLINA

José tem 12 anos. Infelizmente, colou na prova, e o professor manda avisar aos pais. Escolha as alternativas justificáveis para os pais disciplinar

em José:

(   ) Mandar escrever 100 vezes: “Não devo colar na prova”

(   ) Dar uma bronca

(   ) Cortar a mesada da semana e o programa favorito de TV

(   ) Mandar decorar 10 versículos bíblicos

(   ) Outra. Qual? .......................................................................................

 

AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE UNIFORMIDADE BÍBLICA

Respondam honestamente as seguintes questões:

1.   Vocês brigam na frente dos filhos?  (   ) Sim   (   ) Não

2.   Algum dos dois têm preferência por um dos filhos?  (   ) Sim   (   ) Não

3.   Quando seu cônjuge está disciplinando seu filho, tem havido interferência sua? (  ) Sim   (  ) Não

4.   Seu filho pede para ver um filme de terror. Vocês concordam? (  ) Não  (   ) Um concorda e outro discorda  (   ) Sim

5.   “Posso faltar na igreja para ir ao futebol hoje?”. A resposta de vocês dois a ele é: (  ) Sim  (  ) Não  (  ) Um concorda e outro discorda

 

Agora somem os pontos. Cada resposta “Sim” equivale a 10 pontos. Cada resposta “Não” equivale a zero pontos. Nas perguntas 4 e 5, se responderam “um concorda e outro discorda” equivale a 10 pontos cada. Anote o total de pontos: ................................................

Avaliação:

Zero pontos: parabéns! Vocês são uniformes na educação de seus filhos!

10 pontos: verifique a questão em que houve pontos e conversem sobre o que fazer para mudar!

20 ou mais pontos: vocês precisam conversar seriamente e mudar de atitudes!