REVERÊNCIA
A MARIA, MÃE DE JESUS – IMAGENS E OUTRAS ABOMINAÇÕES
Na Bíblia, o Velho Testamento contém a vontade
revelada de Deus, tanto quanto o Novo Testamento. Não podemos desprezar Sua
Palavra. Isto, evidentemente, não quer dizer que iremos oferecer sacrifícios
de animais, praticar a circuncisão, evitar comer carne de porco, etc. porque
tais coisas eram práticas rituais da Velha Aliança (confira em Hebreus
7.18-19). Mas a Aliança Moral, a vontade de Deus para o homem, não mudou.
Por isso, é Sua vontade praticarmos a verdade e conservarmos seus
mandamentos.
A Nova Aliança, a de Jesus, é espiritual. Os
verdadeiros adoradores adorarão a Deus em espírito e em verdade (João
4.24). Isto dispensa a existência de qualquer imagem, escultura ou
"veneração". Adoramos a Deus, o Único, o Senhor, o Salvador. Não
é somente o judeu que tinha ordem expressa de não se ajoelhar diante de ídolos
ou imagens. Também o cristão, porque Êxodo 20.4 não foi
revogado pela nova aliança. Confira em Mateus 5.17.
Quando
foi introduzido ensino sobre veneração á Maria?
Foi advogado por Duns Scotus, em 1301; foi objeto de
amarga contenda pelos séculos posteriores; e não foi proclamado doutrina senão
em 1854 (Pio IX).
As
Escrituras concedem a Maria atributos de deidade ?
Ela era tão desamparada como qualquer outra mulher
fora da graça de Deus: Lc 1:46,49; Lc 2:22.
Disse então Maria: A minha alma engrandece ao
Senhor, (Lucas 1:46)
Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é
seu nome. (Lucas 1:49)
E, cumprindo-se os dias da purificação dela,
segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao
Senhor (Lucas 2:22)
Ela mesma reconheceu como seu Salvador o Filho
concebido milagrosamente nela (Lc 1:47)
O argumento que os veneradores de Maria e os santos não adoram as imagens mas sim a quem elas representam, tem alguma força?
Não, porque os veneradores diferenciam entre certas
imagens do mesmo ser representado no mesmo formato e tamanho, atribuindo a
algumas dessas imagens milagrosos poderes e concedendo-lhes honras especiais
recusadas a outras. Qualquer que seja a teoria, a prática é adoração de
imagens. O único nome bíblico para isto é IDOLATRIA.
Maria ocupou algum lugar superior [ou de qualquer
importância] na igreja primitiva?
Não. Ela simplesmente estava na reunião de orações
com os discípulos e não é sequer mencionada depois disso. Atos 1:14:
Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas,
com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.
TEXTOS
BÍBLICOS SOBRE IMAGENS
Analise detidamente cada um dos trechos seguintes e
chegue á conclusão sobre as imagens de qualquer espécie:
Levítico 26.1
Deuteronômio 7.25
Isaías 42.8
Romanos 1.21-23 e Atos 17.29
2 Coríntios 6.15,16
Salmo 115.4-8
1 Pedro 4.3
1 Coríntios 12.2
Gálatas 4.8
Efésios 5.5-11
1 Coríntios 10.19,20
Lembram-se de quando o povo de Deus quis uma imagem
para "representar" o Deus que os havia tirado do Egito? Fizeram uma
abominável estátua de um bezerro de ouro! Leiam a história e as consequências
em Êxodo 32.1-35.
Vocês acham que se eles fizessem uma "estátua
de Moisés" a gravidade do pecado seria menor? Qual a diferença?
Se fosse expressa vontade de Deus, ajoelhar-se diante
de imagens de homens, Ele não teria inserido vários versículos no Novo
Testamento, expressamente proibindo tal prática: Gálatas 5.19-20, 1 Jo 5.21,
Apocalipse 21.8, Apocalipse 22.15.
Lembrando que não existe a palavra "veneração"
no Velho ou Novo Testamento, que permitam autorizar uma diferença entre
"venerar" e "adorar". Quando João quis se ajoelhar diante
de um anjo, não foi permitido: Apocalipse 22.8-9. Paulo não aceitou qualquer
veneração a si (confira em Atos 14.11-18). Pedro, em suas cartas, não
recomendou imagens, veneração a estátuas ou pessoas, etc. Ao contrário,
ele as condenou: 1 Pedro 4.3. E fechou sua 2a. carta com louvor somente a
Jesus: 2 Pedro 3.18. Leia também 1 Pedro 4.11. E, no livro de Atos, quando
Maria estava entre os discípulos do Senhor, ela não receber qualquer
“veneração” dos seus conterrâneos (Atos 1.14)!
Lembrando que há um só mediador entre Deus e os
homens, Jesus Cristo (1 Timóteo 2.5).
Ajoelhar-se diante de qualquer imagem de escultura (seja ela de Maria ou qualquer outro santo, anjo, etc.) é idolatria, considerada abominação pelo Deus Altíssimo (Ap 21.8,27).