EBD

O Ensino Bíblico Gravuras

GÊNESIS (grego “Origem”)

Primeiro Livro do Antigo Testamento.

Autor: Moisés, por volta de 1.300 A.C.

Período histórico abrangido: desde a Criação do Universo até a chegada de Israel ao Egito (1.800 A.C.).

Total de Capítulos: 50

Comentários: o livro de Gênesis trata das perguntas mais intrigantes que o homem faz: “por que estamos aqui?”, “qual o significado da vida?”, “porque existe o mal?”.

É o livro dos começos, dos princípios, das origens:

1.     Origem do Universo e formação do mundo (1.1-10)

2.     Origem da vida (1.11-25)

3.     Origem do homem (1.26-2.25)

4.     Origem do mal (3.1-7)

5.     Origem do Plano de Salvação (3.8-24)

6.     Origem das nações (capítulos 10 e 11)

7.     Origem da raça hebraica (capítulos 12 a 50)

Personagens principais: Deus (Criador), Adão, Eva, Satanás (a serpente de Gn 3), Caim, Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José.

Fatos principais: a criação (cap. 1-2), a queda do homem (cap.3), o dilúvio (cap. 6-8), a torre de Babel (cap. 11), a chamada de Abraão (cap. 12), a história de José (cap. 37-50).

Área geográfica: os fatos narrados em Gênesis, a partir da criação do homem, envolvem desde a região dos rios Tigre e Eufrates (atual Iraque), passando pela Palestina e até o Egito.

 Dicas de ensino:

Os fatos revelados em Gênesis respondem a profundas questões éticas e morais. Valorize estes aspectos, enfatizando também que a revelação é suficiente para conduzir-nos ao conhecimento do “por quê” do Plano Salvador de Deus, através de Jesus Cristo.

O livro de Gênesis salienta, por todas as suas páginas, a desmerecida graça de Deus. Na criação do mundo, a graça se evidencia nas maravilhas do Universo e nas provisões alimentares para as criaturas. Na formação do homem, a graça se manifesta pelo fato que ao homem foi concedida até mesmo a semelhança com Deus. No dilúvio, a graça da salvação mediante a arca. Abraão foi escolhido não por merecimento, mas pelo fato da misericórdia de Deus em cumprir o Plano de Salvação.

Didaticamente, o ensino pode ser dividido em 3 grandes seções:

1.     A origem e o explendor da criação: capítulos 1 e 2. Destaque-se aqui a autoridade e o poder da Palavra de Deus, mediante a qual tudo veio a existir.

2.     O pecado e suas consequências: capítulos 3 a 11, com ênfase á desorganização gerada pela rebelião do homem.

3.     O início da história da salvação: capítulos 12 a 50. Deus chamando um homem (Abraão) para formar a nação que viria a nascer o Salvador.

 Breves notas arqueológicas sobre os fatos narrados em Gênesis:

MONOTEÍSMO ORIGINAL: os primeiros homens foram monoteístas (criam em um único Deus). Isto foi confirmado pelo Dr. Stephen Langdon, da Universidade de Oxford, que descobriu que as mais antigas inscrições babilônicas sugerem que a primeira religião do homem consistia na crença de um só Deus, e daí houve um desvio rápido para o politeísmo (crença em vários deuses) e a idolatria. Sir Flinders Petrie afirmou que a religião original do Egito foi monoteísta e Sayce anunciou em 1898 que havia descoberto, em três placas separadas no Museu Britânico, do tempo de Hamurabi, as palavras “Javé é Deus”. Antropólogos de primeira linha anunciaram, recentemente, que entre todas as raças primitivas havia uma crença generalizada em um Deus Supremo (veja-se “The Origin and Growth of Religion – Facts and Theories”, do Dr. Schmidt.)

JARDIM DO ÉDEN: o local bíblico engloba a região de origem dos rios Tigre e Eufrates (Gn 2.10-14) – atual Iraque. Várias escavações confirmaram a presença humana na região desde épocas remotas, com uma cultura escrita e desenvolvida, berço de várias civilizações.

ADÃO E EVA: foi descoberto, no meio de antigas placas babilônicas que hoje se encontra no Museu Britânico, uma placa visualizando a história da queda: no centro, vê-se uma árvore; á direita, um homem; á esquerda, uma mulher tirando um fruto; atrás da mulher, como a cochichar-lhe, uma serpente ereta.

“Sinete de Adão e Eva”, descoberto em 1932 pelo Dr. E.A.Speiser, do Museu da Universidade da Pensilvânia, a 19km ao norte de Nínive. A data fixada do sinete é de 3.500 A.C. Nus, um homem e uma mulher, andavam como sob profundo abatimento e de coração quebrantado, seguidos por uma serpente. O sinete mede cerca de 2,5 cm e é gravado em pedra. Acha-se no Museu da Universidade, em Filadélfia (EUA).