LIÇÃO EBD – IMPARCIALIDADE

Tiago 2.1-13 

ð  Lembrando: o número que está após o nome ou sigla do livro (2) é o número do capítulo. Após o ponto (.) os números indicam os versículos (ou versos). Nesta lição, portanto, estudaremos o livro de Tiago (sigla Tg), capítulo 2, versos 1 a 13.

Você já foi a um lugar onde ninguém conversou com você? Como se sentiu?

Nosso propósito, como igreja, é acolher (receber) as pessoas, não importa quão diferentes sejam de nós. Vamos aprender hoje que a Bíblia condena fazer discriminação (separação) de pessoas. Precisamos tratá-las com amor e imparcialidade (sem tomar partido de alguém, agir com justiça e correção). 

1.      Leia Tg 2.1-13 e encontre os versos onde se menciona:

a)      Um homem com anel de ouro: verso _______

b)      Que devemos evitar a parcialidade: verso _______

c)      Uma promessa aos que amam a Deus: verso _______

d)     Que a misericórdia triunfa sobre o juízo: verso _______  

2.      No tratamento com outras pessoas, a regra bíblica é: (    ) elogiá-las (   ) amá-las (   ) dar dinheiro a elas (   ) criticá-las – qual o verso do texto lido hoje que se menciona esta regra? ________

3.      A parcialidade é um _______________________ - verso _______

 Discriminação, parcialidade, desprezo e outras atitudes negativas prejudicam nossos relacionamentos. Por isso, a bíblia nos ensina a respeitar e tratar com amor outras pessoas, mesmo aquelas que pensam e agem diferente de nós.

    4.      Na sua escola, um professor “pega no seu pé” (o critica) – o que você pode fazer nesta situação?

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    5. Com base no que você leu e aprendeu, e marque V para as frases verdadeiras e F para as falsas, anotando também os versos relacionados no capítulo 2 de Tiago nos espaços indicados:

a.(    ) É fácil ser justo com todos

b.(    ) Temos que tratar bem os ricos - verso ________

c.(    ) Imparcialidade é pecado - verso ________

d.(    ) Trato meus professores e colegas de escola com amor

e.(    ) A misericórdia triunfa sobre a fé - verso ________

 

6. Ligue o sentido das palavras (1ª coluna com a 2ª coluna):

Misericórdia

desprezo às pessoas diferentes de você

Parcialidade

ter compaixão, perdoar, aceitar o outro como é

Justiça

tratar outros com discriminação

Juízo

imparcialidade

Discriminação

julgamento

 

Versículo para decorar: “Não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com parcialidade” – Tiago 2.1.

 

ENSINO PRÁTICO:

A partir destes ensinos, vou agir da seguinte forma:

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Respostas dos exercícios: 

Professor: esta é uma lição ética em que a percepção bíblica a ser evidenciada é o amor. Deus ama a todos nós, pecadores, independentemente de nossa raça, origem, condição social, cultura ou qualquer outro critério. Como cristãos, precisamos seguir o exemplo de Cristo, que jamais fez acepção de pessoas, tanto jantou na casa de um rico (Zaqueu) quanto perdoou um ladrão na cruz. Procure criar pequenos debates com seus alunos, para que eles compreendam como proceder, de forma prática, no dia-a-dia (como na situação da atividade 4, onde um professor os critica injustamente). No final da lição, procure estimular seus alunos a escreverem no campo "Ensino Prático", como agirão em função destes ensinos hoje aprendidos. Estudamos a bíblia para sermos melhores discípulos de Cristo!

 

1. a) 2; b) 1; c) 5; d) 13

2. amá-las (verso 8)

3. pecado, verso 9

4. orar pelo professor, conversar em amor com ele, pedir perdão (utilize este tempo para uma reflexão do que fazer, pois é mais fácil desprezar a pessoa e falar mal dela do que procurar uma solução para o problema)

5. a) F (por vezes é muito difícil, veja o caso da atividade 4, quando sofremos injustiça por parte do professor); b) V (não é por ser rico que devemos desprezar uma pessoa!) - verso 8; c) F (parcialidade é que é pecado) - verso 9; d) (resposta pessoal); e) F (triunfa sobre o juízo), verso 13.

6. Misericórdia - ter compaixão, perdoar, aceitar o outro como é; Parcialidade - tratar outros com discriminação; Justiça - imparcialidade; Juízo - julgamento; Discriminação - desprezo às pessoas diferentes de você.

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