LIÇÃO EBD – CONFIANÇA

Isaías – capítulo 30 

Você confia em alguém? Quem? Por quê? Você já confiou em alguém errado? Hoje vamos estudar sobre a confiança em Deus e porque podemos confiar nele. 

1.      Confiar em Deus é:

_______________________________________________________________________________________ 

2.      Vamos ler juntos Isaías 30.15, 18-19. Assinale algumas razões pelos quais o profeta ensina a confiar em Deus:

(   ) Ele tem compaixão pelo seu povo (   ) Seremos famosos (   ) Ele é justiça (   ) Ele ouve nosso clamor (   ) Podemos conseguir coisas boas (   ) Ele é bondoso (   ) Iremos ser superiores (   ) Ele nos dá vigor 

Muitos pensam que confiar em Deus é exigir dele a solução de todos nossos problemas, algo como uma “fórmula mágica para o sucesso”. Porém o profeta incentiva o povo a confiar nEle, apesar dos problemas – vamos ler juntos Isaías 30.20-21 e 26. A nação estava sofrendo com a ameaça de invasão pelos assírios, portanto, precisavam buscar o livramento do Senhor.

3.      Mas o povo de Deus (Israel) estava confiando em coisas erradas! Leia os versículos abaixo e anote quais coisas eles estavam confiando e como Deus chamou esta confiança:

a)      Isaías 29.13 – em _________________

b)      Isaías 30.2 – no ____________________ - isto é __________________ ! Isaías 30.7

c)      Isaías 30.12 – nos __________________________ 

4.      Com base no que você aprendeu e nos versículos indicados, marque V para as frases verdadeiras e F para as falsas:

a.(    ) Confiar no Egito ou em qualquer nação é totalmente seguro – Is 30.7

b.(    ) O povo de Israel confiou no Senhor, no tempo de Isaías – Is 30.15

c.(    ) Se o povo de Deus clamar a Ele, será ouvido – Is 30.19

d.(    ) Israel seria envergonhada por confiar na proteção de faraó – Is 30.3

e.(    ) Confiar em Deus traz renovação e alento (novas forças) espirituais – Is 30.15

f.(    ) Eu confio minha vida a Deus 

5.      Ligue o sentido das palavras (1ª coluna com a 2ª coluna):

Egito

O rei do Egito

Israel

O que Deus faz (Isaías 30.18)

Confiança

Nação que não protegeria Israel

Faraó

Ato de confiar (esperar, ter esperança)

Justiça

Nação que deveria confiar somente em Deus

6.      Escreva uma frase de gratidão a Deus por Ele ser nossa esperança, em quem nós podemos sempre confiar: (dica: inspire-se em Isaías 30, versos 18 a 21)

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

 

Versículo para decorar: “Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!” – Isaías 30.18.

 

NESTA SEMANA:

 

Leia Isaías capítulo 35 (todos os versículos) e anote 3 razões porque Israel poderia confiar em Deus (e você também!): __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Respostas dos exercícios:

(Ensino é interação – portanto, deixe seus alunos lerem, refletirem e comentarem sobre os textos bíblicos e exercícios propostos. Esclareça sobre o significado das palavras – utilize um dicionário ou dê uma explicação simples e direta. Não se intimide com as dificuldades que surgirão, ou o desnível entre alunos – isto é normal, cabe a você, professor, motivá-los para aprenderem as verdades eternas e as praticarem no dia a dia!) 

1.      (deixe seus alunos interagirem e anotarem ideias, mas uma resposta adequada seria: “crer que Ele está no controle de todas as situações, boas ou más”)

2.      Ele tem compaixão pelo seu povo – v. 18; Ele é justiça – v.18 (explique o significado da palavra justiça = o contrário da injustiça – acusar ou punir alguém que inocente); Ele ouve nosso clamor (oração, súplica, rogo, pedido) – v. 19; Ele é bondoso – vv. 18 e 19; Ele nos dá vigor (v.15).

3.      a) homens; b) Egito, inútil; c) perversos.

4.      a) F (veja exercício 4d); b) F (confiaram no Egito e em seu faraó, nos perversos, e em homens); c) V; d) V; e) V; f) (resposta pessoal)

5.      Egito - Nação que não protegeria Israel; Israel - Nação que deveria confiar somente em Deus; Confiança - Ato de confiar (esperar, ter esperança); Faraó - O rei do Egito; Justiça - O que Deus faz.

6.      (incentiva a elaborarem frases lembrando o que Deus faz por nós, exemplo: “Senhor, sou grato a Ti porque o Teu poder, a Tua justiça, a Tua compaixão e bondade estão sempre comigo!”).

____________________________________________________________________

 

www.ebdonline.com.br

 

Lista de Lições