LIÇÃO EBD – TRAVESSIA DO JORDÃO
Josué (Js) 3
Você já andou de canoa? Já atravessou um rio sobre uma ponte? Qual a outra maneira de atravessar um rio? Hoje vamos estudar sobre um grande milagre – sem canoas ou pontes um povo inteiro atravessou um enorme rio!
1. Leia Js 3.1-7 e anote o versículo que menciona:
a – a ordem de Josué para o povo de Israel – v. ___________
b – a ordem de Josué para os sacerdotes – v. __________
c – a promessa de Deus para Josué – v. _______
d – uma distância – v. _______
2. Anote: a arca da aliança (figura) lembrava ao povo a ___________________________________________________________________
3. Leia Js 3.14-17 e marque V para as frases verdadeiras e F para as falsas:
a.( ) Quem carregava a arca da aliança era o povo
b.( ) A correnteza parou quando os pés dos sacerdotes tocaram as águas do rio Jordão
c.( ) Israel atravessou o rio em frente à Jerusalém
d.( ) Os sacerdotes ficaram parados, segurando a arca, no meio do rio
e.( ) Quem não sabia nadar se afogou no rio
O povo obedeceu! Os sacerdotes obedeceram! A ordem era atravessar o rio sem canoas ou pontes! Deus mostrava ao povo, mais uma vez, o Seu poder – bastando que o povo obedecesse Suas ordens.
4. Eu obedeço a Deus quando: ( ) é fácil ( ) sempre ( ) às vezes
5. Com base no que você leu e aprendeu ligue a primeira coluna com a segunda coluna:
1.Josué
a-Lembrava ao povo a presença de Deus
2.Jericó
b-Pessoas incumbidas (encarregadas) de carregar a arca
3.Arca da aliança
c-Deixou a lei do Senhor para Israel
4.Sacerdotes
d-Recebeu uma promessa de Deus
5.Moisés
e-Nome da cidade em frente ao local que o povo atravessou o Jordão
Versículo para decorar: “Venham ouvir as palavras do Senhor, o seu Deus” – Josué 3.9.
Respostas aos Exercícios:
(Professor: se inspire na determinação de Josué! Como líder, ele não hesitou em obedecer ao Senhor, mesmo diante de obstáculos, como um grande rio à frente. Obstáculos surgem no ensino bíblico, como tempo escasso, superficialidade, desânimo, desinteresse dos alunos, etc. – mas vá em frente! Dedique-se ao ensino, com esmero e com amor visível às crianças – seja o exemplo para elas em obedecer e seguir o Senhor!)
Dica para esta lição: utilize um mapa da antiga Palestina para mostrar a localização do rio Jordão e da terra ao redor – veja https://esp.rt.com/actualidad/public_images/ca9/ca919b222b005de209350442b6bd96ed.jpg
1. a) v. 5 (observe que o verso 3 é relativo à ordem dada pelos oficiais de Josué - veja verso 2); b) v. 6; c) v. 7; d) v. 4
2. a presença do Senhor Deus
3. a) F (eram os sacerdotes - v. 14); b) V (vv. 15 e 16); c) F (em frente à cidade de Jericó – v. 16); d) V (v. 17); e) F (todos atravessaram o rio a seco – v. 17)
4. (resposta pessoal de cada aluno – motive-os a sempre obedecerem ao Senhor, não importa as circunstâncias ou pressões contrárias)
5. 1-d; 2-e; 3-a; 4-b; 5-c