Lição 4 EBD – VITÓRIA!
Ester – capítulos 8 a 10
Você já venceu algum torneio? A vitória foi fácil ou difícil? Porquê?
Mardoqueu, primo da rainha Ester, foi nomeado em lugar de Hamã o primeiro ministro do império Persa, com toda autoridade do rei (Ester 8.2 e 10.3). Mas a missão de Ester e Mardoqueu não havia terminado: havia um decreto real, que estabelecia a morte de todos os judeus das províncias persas. Apesar de Hamã estar morto, os adversários dos judeus se preparavam para executar a destruição deles, no mês de Adar (corresponde aproximadamente aos meses de Fevereiro e Março).
Leia Ester 8.3-8 e complete:
1. O que Ester pediu ao rei? ___________________________________________________________
2. O que não poderia ser revogado? _____________________________________________________
3. O que deveria ser escrito? __________________________________________________________
Ester e Mordecai não perderam tempo, sabiam que teriam que agir, sob as ordens do rei, para que seu povo pudesse se defender.
4. Leia Ester 8.10-17 e marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
A ( ) Quem escreveu as ordens em nome do rei foi Ester
B ( ) O novo decreto permitia aos judeus que se defendessem dos inimigos
C ( ) Em Susã e nas cidades em que o decreto era lido, havia tristeza
5. Então chegou o dia em que o primeiro decreto (que determinava a morte dos judeus) teria que ser executado – vamos ver o que aconteceu neste dia? Leia Ester 9.1-5 e marque qual o resultado da batalha:
( ) Os judeus foram exterminados ( ) Os judeus venceram seus inimigos ( ) As partes fizeram as pazes
No dia seguinte à batalha, houve uma grande comemoração, que se repetiria por muitos anos. Até hoje o povo judeu lembra estes acontecimentos com uma festa chamada “Purim” - de “pur”, palavra hebraica que significa “sorteio”, que foi o método que Hamã, inimigo dos judeus, escolheu para estabelecer a data de execução deles.
6. Leia Ester 9.19-28 e anote 4 características da festa de Purim:
I - __________________________________________________________________________________
II - __________________________________________________________________________
III - __________________________________________________________________________
IV - __________________________________________________________________________
7. E nós, temos algo a comemorar? Pense três fatos que para nós, cristãos, são motivos de comemoração e alegria:
I - ___________________________________________________________________________________
II - __________________________________________________________________________________
III - __________________________________________________________________________________
Vamos orar, agradecendo por estes motivos.
Versículo para decorar: “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é vitória que vence o mundo: a nossa fé.” - I João 5:4.
Respostas aos exercícios:
(valorize o tempo de interação com os alunos, para que eles, por si mesmos, extraiam da Palavra preciosas lições)
1 – Que revogasse o decreto contra os judeus (Et 8.3-5)
2 – Nenhum documento escrito em nome do rei da Pérsia (Et 8.8)
3 – Um novo decreto em favor dos judeus (Et 8.8)
4 – A: F – foi Mardoqueu que escreveu – Et 8.10); B: V (Et 8.11); C: F – havia alegria (Et 8.15-17)
5 – Os judeus venceram seus inimigos – Et 9.5
6 –
I - A festa seria comemorada no mês de Adar – Et 9.21, durante 2 dias – Et 9.27
II – Haveria troca de presentes
III – Se fariam oferta aos pobres – Et 9.22
IV – Quem determinou a data e como a festa deveria ser realizada foi Mardoqueu – Et 9.20
7 – Sugestões:
I – A salvação em Cristo Jesus
II – Nossa vitória contra o pecado e do mal pelo poder do Senhor em nós
III – A presença do Espírito Santo, a ressurreição de Cristo, as promessas de Deus que foram cumpridas a seu povo, etc.
____________________________________________________________________