Lição 4 NEEMIAS – TRABALHO REALIZADO E A REALIZAR

 

Neemias 6.15-19, 7.1-3, 70-73

 

Você já contribuiu e contribui para a obra de Deus? Como?

 

A obra de Deus é muito grande e precisa da cooperação de todos. Podemos cooperar orando, contribuindo financeiramente (doando dinheiro) e com nossa participação (trabalho) – distribuindo folhetos evangelísticos, por exemplo. Professor: proponha uma atividade prática, que cada aluno se comprometa a distribuir folhetos evangelísticos nesta semana.

 

Neemias contou com a cooperação de muita gente para obter o propósito que Deus lhe havia incumbido – qual era este propósito?

 

Vamos ler Neemias 6.15-19 e completar:

1.      Em quantos dias os muros ficaram concluídos? __________ dias

2.      O que aconteceu com as nações vizinhas? ________________________________________________________________________________

3.      O Tobias fazia? (   ) Elogiava Neemias (   ) Mandou uma oferta para pagar os trabalhadores do muro (   ) Enviava cartas para intimidar (colocar medo) em Neemias

Você percebe que nem todos ficaram contentes com a reconstrução do muro, até líderes do próprio povo Judeu estavam a favor de Tobias! Neemias não se intimidou - não ficou covarde diante daqueles que eram contra a obra de Deus. Ele agiu e buscou fazer o necessário para que houvesse segurança e ordem na cidade de Jerusalém – vamos ver como?

4.      Leia Neemias 7.1-3 e assinale o que Neemias fez:

a.(   ) Nomeou porteiros, cantores e levitas

b.(   ) Ele se nomeou governador de Jerusalém

c.(   ) Mandou que as portas de Jerusalém ficassem abertas à noite

d.(   ) Colocou sentinelas (guardas) nos muros

 

A obra de Deus não é feita somente pelos pastores, missionários e líderes. Todos os cristãos precisam se envolver para que os trabalhos sejam realizados – assim como Neemias contou com muitas pessoas para organizar a cidade de Jerusalém. 

5.      Leia agora Neemias 7.70-73 e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

a.(   ) Todos os chefes das famílias contribuíram para o trabalho

b.(   ) Alguns deram ofertas em ouro e prata para a realização do trabalho

c.(   ) Todos ficaram morando em Jerusalém

d.(   ) Basta orar, o resto Deus fará por nós

 

Você é uma pessoa que colabora para o Reino de Deus? Ou fica esperando para que alguém lhe diga o que fazer e quando fazer? Neemias incentivou o povo a trabalhar e ocupar a terra, ele sabia que o trabalho era extenso (grande) e precisava da colaboração de muitas pessoas.

 

Se você não sabe o que fazer, procure um dos líderes da igreja para que ele lhe oriente sobre como você poderá ajudar. Professor: exorte aos alunos que busquem participar dos trabalhos da igreja, seja no louvor, no evangelismo ou em outras atividades – o objetivo desta lição é exortar ao trabalho cristão.

 

Vamos neste momento orar para que sejamos trabalhadores desta grande obra que o Senhor nos incumbiu, de sermos proclamadores de Sua Verdade!

 

Versículo para decorar: “Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita” – Mateus 9.38

 

Respostas aos exercícios:

1.      52 dias (Ne 6.15)

2.      Ficaram atemorizadas e com o orgulho ferido (Ne 6.16)

3.      Enviava cartas para intimidar (colocar medo) em Neemias (Ne 6.19)

4.      a, d

5.      a – F (“Alguns dos chefes de família contribuíram para o trabalho” – Ne 7.70); b – V; c – F (alguns se estabeleceram em suas próprias cidades – Ne 7.73); d – F (esclareça que a oração é parte de nossos exercícios espirituais, mas somos exortados a trabalhar também, conforme Mt 28.19, 20; 1 Co 15.58, entre outros versículos)

____________________________________________________________________

 

www.ebdonline.com.br

 

Lista de Lições