Lição 5 EBD – ESDRAS, UM SERVO LEAL

 

Esdras – capítulos 7 e 8

 

Quem você admira? Porque?

 

(Professor: tenha em mente que os juniores buscam exemplos de vida e estão na fase de eleger heróis - por isso é importante apresentar-lhes os heróis bíblicos, como Esdras. Nossa cultura pós-moderna valoriza o relativismo, os ideais obscuros, a beleza física, juventude e a inteligência. Mas os verdadeiros heróis bíblicos foram de carne e osso, e apesar das dificuldades e fraquezas, demonstraram coragem, fé, confiança, lealdade, honestidade e compromisso. Aproveite este momento de interação para reafirmar os verdadeiros valores éticos e morais.)

 

Hoje vamos estudar sobre um homem que se dedicou a não apenas conhecer a Bíblia, mas também mostrar, por suas ações, que Deus é verdadeiro e real – seu nome é Esdras. Alguém que nos ensina sobre lealdade e liderança, confiança e dedicação.

 

Vamos ler Esdras 7.6-10 e completar:

1.      De onde Esdras veio? ___________________________________________________

2.      O que ele era? ______________________________________________________

3.      Aonde ele chegou? ___________________________________________________

4.      Quanto tempo durou a viagem? ___________________________________________________

5.      O que ele tinha decidido fazer? ___________________________________________________

Esdras conhecia, pelas Escrituras, que o povo de Deus havia se afastado da verdadeira adoração e por isso sofreu o exílio (tiveram que morar longe de Judá – sua pátria) – e que somente o ensino e a prática da Palavra do Senhor poderiam manter o povo na direção certa.

 

Esdras morava na Babilônia foi autorizado pelo rei Artaxerxes para ir para Jerusalém, ensinar o povo as leis de Deus e governar o território de Jerusalém – Ed 7.25. Ele demonstrou amor e lealdade a seu povo acima de seus interesses, pois enfrentaria uma viagem de 4 meses, com perigos de assaltos e morte no caminho. Quisera que os nossos políticos fossem tão desprendidos quanto Esdras foi!

 

Certamente Esdras havia relatado ao rei sobre o Senhor Deus, pois houve um momento em que seus ensinos exigiram dele uma fé e confiança absoluta na proteção que Deus lhe daria na viagem que iria fazer.

6.      Vamos ler Esdras 8.21-23, e marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:

A - (    ) Esdras exigiu soldados e cavaleiros do rei

B - (    ) Ele proclamou jejum e oração para que a viagem fosse segura

C - (    ) Deus não atendeu à oração do povo

 

Esdras era um homem dependente de Deus – sabia que a viagem era perigosa, mas não confiou em soldados – preferiu confiar somente no Senhor para a jornada.

7.      Qual o resultado da viagem? Leia Esdras 8.31-32 e assinale o que aconteceu:

(   ) Foram assaltados no caminho  (    ) Chegaram bem e sem problemas (    ) Desistiram da viagem

 

A fidelidade e o exemplo de Esdras foram um estímulo a todos que fizeram a viagem, pois muitas pessoas o acompanharam. Sua coragem e determinação, primeiro em pedir autorização ao rei e depois em reunir o povo e liderá-lo fazem de Esdras um exemplo a ser seguido. Você também é fiel a Deus e outras pessoas poderiam se inspirar em você?

8.      Marque as ações que demonstram nossa confiança em Deus:

A – (     ) Buscar sempre a riqueza material

B – (     ) Orar e esperar que Deus aja

C -  (     ) Buscar na Sua Palavra orientações para nossas decisões

D -  (     ) Evitar que outros saibam que é cristão, para poder agir conforme as conveniências

 

Saiba que, pelas ações, somos exemplos bons ou maus para outros. Nada adianta falarmos as pessoas sobre nosso Deus, se demonstramos que isto não faz diferença prática em nossa vida. Vamos orar para que o exemplo de Esdras nos inspire a sermos verdadeiramente leais e exemplares em nosso proceder.

 

Versículo para decorar: “A mão bondosa de nosso Deus está sobre todos os que o buscam” – Esdras 8.22

 

Respostas aos exercícios:

(os exercícios não são apenas um momento de estudo do texto bíblico, mas podem gerar a curiosidade natural dos juniores sobre a história e fatos correlatos - caso algum aluno terminar antes que outros a resolução, incentive-o para prosseguir a leitura e depois comentar algo a mais que descobriu no texto)

1 – Babilônia (Ed 7.6) - professor, mostre no mapa a localização da Babilônia (atual Iraque)

2 – Um escriba (Ed 7.6) - escriba quer dizer alguém que copiava os textos bíblicos e ensinava-os para o povo (explique que, antigamente, não havia impressoras, e todos os textos bíblicos tinham que ser copiados à mão)

3 – A Jerusalém (Ed 7.8) - mostre no mapa a localização desta importante cidade, hoje a capital de Israel

4 – 4 meses (Ed 7.8-9) - uma viagem de 1.500 km - especifique que, na época, não existiam aviões ou automóveis - toda viagem foi feita a pé e usando animais como camelos e cavalos.

5 – Estudar a Lei do Senhor, praticá-la e ensiná-la aos israelitas (Ed 7.10)

6 – A - F (Ele teve vergonha de pedir soldados e cavaleiros ao rei, pois havia dito que Deus os protegeria na viagem - Ed 8.22); B - V (Ed 8.21); C - F (Ed 8.23)

7 – Chegaram bem e sem problemas

8 - B, C. A sentença A indica que nossa confiança está nas riquezas, e não em Deus, e a sentença D demonstra vergonha e comodismo - aproveite estes exercícios para destacar que a confiança a Deus nos leva a ser leais a Ele e Sua Palavra, como foi o exemplo de Esdras.

____________________________________________________________________

 

www.ebdonline.com.br

 

Lista de Lições