Lição ebd 6 NEEMIAS – ARREPENDIMENTO PELO PECADO

 

Neemias 9 e 10

 

Quando estamos doentes, como podemos ficar curados?

 

Em nossa vida espiritual também existe uma doença muito grave, chamada pecado. No tempo de Neemias, o povo de Israel percebeu que não adiantava esconder esta doença, precisavam agir para curá-la!

 

Vamos ler Neemias 9.1-5 e anotar:

1.      O que os israelitas fizeram primeiramente? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.      O que fizeram depois? ______________________________________________________________________________

3.      Quantas horas duraram a leitura, confissão e adoração? ________________

4.      O que os levitas diziam para o povo fazer? __________________________________________

A primeira coisa que precisamos fazer com a doença do pecado é reconhecer que a temos. Muita gente diz que não tem pecado, mas isto é mentira! (1 João 1.10).

5.      Mas apenas reconhecer que somos pecadores não nos leva à cura. Precisamos fazer como os israelitas fizeram: confessar o pecado para o Senhor Deus. Os antepassados (aqueles que vieram antes) tinham pecado – vamos ler Neemias 9.16-17 e assinalar quais foram os pecados de Israel:

(  ) Esqueceram-se dos milagres (   ) Escolheram um líder para voltar à escravidão  (  ) Trabalharam  (   ) Ouviram músicas (   ) Tornaram-se arrogantes (orgulhosos) e obstinados (teimosos) (    ) Não obedeceram aos mandamentos do Senhor (   ) Recusaram-se a ouvir

 

A conseqüência do pecado de Israel aparece em Neemias 9.36-37: eles eram escravos! A terra, que Deus havia prometido para o povo de Israel, era de domínio da Pérsia, e eles tinham que pagar muitos tributos aos reis que os dominavam.

 

O pecado é uma doença que traz escravidão, angústia e intranqüilidade. Neemias e Esdras estavam levando o povo a reconhecer, confessar e deixar o pecado. O povo tomou várias decisões, e colocaram por escrito - Neemias 9.38.

6.      Vamos ler Neemias 10.28-29 e anote a primeira decisão deles: __________________________

Eles estavam arrependidos, e dispostos a mudar, assinando um compromisso perante todos.

 

E você, está disposto a reconhecer, confessar e deixar seus pecados? Este processo é chamado de “arrependimento”. Pela cruz de Cristo, Deus oferece perdão ao pecador arrependido - vamos ter um momento de oração para refletirmos sobre o que aprendemos e sermos conduzidos, pelo Espírito do Senhor, à um contínuo arrependimento para podermos ser limpos (santificados) por Ele!

7.      Baseado no que você aprendeu, assinale V para verdadeiro e F para falso:

a.(    ) Neemias incentivou o povo a buscar riquezas

b.(    ) Todos pecaram e precisam do perdão de Deus

c.(    ) O primeiro passo para sermos perdoados é jogarmos a culpa em outros

d.(    ) Não precisamos confessar nossos pecados, basta reconhecer que erramos e tudo irá bem

e.(    ) A cura para o pecado passa pelo arrependimento – reconhecimento, confissão e decisão de abandoná-lo.

 

Versículo para decorar: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” – 1 João 1.9.

 

Respostas aos exercícios:

1.      Se reuniram, jejuaram, vestiram pano de saco e puseram terra sobre a cabeça (Ne 9.1) – professor: explique o que significa cada gesto dos israelitas, e como isto representava uma demonstração de arrependimento.

2.      Confessaram os seus pecados e a maldade dos seus antepassados (Ne 9.2)

3.      6 horas, sendo 3 horas de leitura e 3 de confissão e adoração (Ne 9.3)

4.      Levantar-se e louvar o Senhor, o seu Deus (Ne 9.5)

5.      Esqueceram-se dos milagres - Escolheram um líder para voltar à escravidão - Tornaram-se arrogantes (orgulhosos) e obstinados (teimosos) - Não obedeceram aos mandamentos do Senhor - Recusaram-se a ouvir

6.      Seguir a Lei de Deus (Ne 9.29)

7.      A- F (incentivou-os a abandonar o pecado e obedecer à Lei de Deus); b- V (Rm 3.23); c- F (o primeiro passo é reconhecer que somos pecadores); d- F (só reconhecer não basta, precisamos confessar os nossos pecados para sermos perdoados – 1 Jo 1.9); e- V. Professor: enfatize que muitos dão passos para serem perdoados, mas não terminam por decidir abandoná-los. É necessário os 3 passos – reconhecer, confessar e decidir abandonar o pecado, pois senão se estará tratando do pecado de forma superficial e negligente!

____________________________________________________________________

 

www.ebdonline.com.br

 

Lista de Lições