LIÇÃO 9 – JACÓ MUDA DE VIDA

Gênesis 28 a 33

 

Jacó agora é um fugitivo e tem que enfrentar aquilo que semeou. Parte para uma terra distante, Padã-Arã, onde viviam seus parentes.

Professor: mostre num mapa o local onde Jacó morava (Canaã, atual Palestina) e para onde fugiu de Esaú (Padã-Arã na região de Harã, atual sul da Turquia).

O sonho de Jacó (Gn 28.10-15):

- Onde ele se encontrava? (em viagem)

- O que ele utilizou como travesseiro? (pedras)

- O que ele sonhou? (com uma escada cujo topo alcançava o céus, e os anjos subiam e desciam por ela)

- Quem lhe apareceu no sonho? (Deus)

 

Neste sonho, Deus lhe promete 3 coisas:

1. A terra (Gn 28.13)

2. Que sua descendência será enorme (Gn 28.14)

3. Que estaria com ele (Gn 28.15)

Professor: não dê as respostas de imediato, incentive-os a buscarem nos versículos os detalhes, assim você enriquecerá o interesse de seus alunos pela história

Apesar de tantos erros e pecados de Jacó, Deus o amava, e o guiaria a uma nova vida. Deus também nos ama, apesar de nossos pecados!

 

Jacó chega a Padã-Arã e conhece Raquel, sua futura esposa, e seu tio Labão (irmão de Rebeca, sua mãe). Qual foi a proposta de Jacó para Labão (Gn 29.18)?

 

O que aconteceu no dia do casamento? Gn 29.22-26. Jacó sentiu o gosto amargo de ser enganado - teve que trabalhar mais 7 anos para obter Raquel - Gn 29.30. Infelizmente, ele seria enganado várias vezes por seu sogro (Labão), mas o Senhor estava com ele, ajudando-o e fazendo-o prosperar.

 

Jacó decide retornar à sua casa após 20 anos, em obediência ao que Deus lhe ordena - Gn 31.13, 38-41. Na volta, Deus muda seu nome para "Israel" - que significa "que luta como príncipe", por ter lutado com o anjo do Senhor - Gn 32.28.

 

Nota: a luta de Jacó não foi contra um homem comum, mas contra o anjo do Senhor - representando uma luta de oração (Oséias 12.3-4). Vemos aí a fé de Jacó, em insistir na luta e na bênção, pois sabia que sua vida precisava de mudança e da aprovação de Deus.

 

Humilde, se arrepende de ter enganado seu irmão Esaú, e reconcilia-se com este - Gn 33.4-5.

 

Questões a serem debatidas:

 

1. Quais foram as atitudes de Jacó ao ser enganado por Labão, repetidas vezes? (Ele não procurou se vingar, mas agiu com cautela, até que, cansado de tantas dificuldades, decidiu retornar à casa de seu pai). Professor: valorize as mudanças de atitudes de Jacó: de enganador a enganado - mas não retribuindo engano a seu sogro, recusando-se a guardar rancor e humilhando-se ao pedir perdão a Esaú.

2. Jacó arriscou-se muito ao ir ao encontro de Esaú, pois este lhe vinha ao encontro com (Gn 32.6). Você está disposto a arriscar para reconciliar-se com alguém que ofendeu?

 

Versículo para decorar: "Espere pelo Senhor, e Ele dará a vitória a você" - Provérbios 20.21.

 

EXERCÍCIOS PARA A SEMANA:

 

1) Anote V para verdadeiro e F para falso:

 

a (   ) Isaque pediu a seu filho Jacó para casar-se com uma mulher cananéia - Gn 28.1-2.

b (   ) Através da descendência de Jacó todos os povos seriam abençoados – Gn 28.13-14

c (   ) Labão foi honesto com Jacó – Gn 31.6-7

d (   ) Deus olhou para as injustiças que Jacó sofreu e o fez prosperar - Gn 31.42

e (   ) Ao nos vingar, fazemos a vontade de Deus - Rm 12.17-21

 

2)     Leia os versículos indicados e responda:

 

a) Gênesis 31.42: quanto tempo Jacó serviu a Labão para casar-se com Lia e Raquel?

…………………........................................................................................................

b) Gênesis 31.43: qual foi a mentira de Labão nesta passagem? Porque era mentira?

…………………........................................................................................................

…………………........................................................................................................

c) Gênesis 32.3-5: como Jacó chamou Esaú? Qual era a mensagem final que enviou a ele?

…………………........................................................................................................

d) Gênesis 32.24-31: como se chamou o local em que Jacó lutou para obter a confirmação da bênção do Senhor?

…………………........................................................................................................

 

 

Respostas dos exercícios:

 

1a - F (pediu para que casasse com uma das filhas de Labão, em Padã-Arã)

1b - V

1c - F (foi desonesto, primeiro entregando Lia, ao invés de Raquel, em casamento e depois mudando-lhe o salário dez vezes do combinado)

1d - V

1e - F (a vingança pertence a Deus, e não a nós)

 

2a - 14 anos

2b - Afirmou que os rebanhos eram dele, quando na verdade, Jacó tinha trabalhado 6 anos para obtê-los (Gn 31.41)

2c - Chamou de senhor, e pediu que o recebesse bem

2d - Peniel (v. 30), que significa "vi Deus face a face".

 

____________________________________________________________________

 

www.ebdonline.com.br

 

Lista de Lições