LIÇÃO 11 DA SÉRIE PARÁBOLAS: A PARÁBOLA DO SEMEADOR
Marcos 4.1-20
Esta parábola enfatiza (destaca, salienta, ressalta) os obstáculos para que as pessoas recebam a fé salvadora. Apesar das dificuldades, há resultados maravilhosos na vida daquele que recebe e permanece em obediência ao nosso Senhor e Salvador.
É pela palavra de Deus que vem a fé, portanto, nós cristãos, precisamos continuamente pregar e ensinar esta palavra para que mais pessoas se tornem verdadeiros discípulos de Cristo. Usar nossos dons e talentos, para expandir (aumentar) o Reino dos Céus, através da pregação e do ensino da palavra de Deus.
Leia Marcos 4.1-8 e assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
1. ( ) Jesus estava ensinando no templo.
2. ( ) A semente que caiu sobre os espinhos cresceu e deu a 100 por um.
3. ( ) Parte das sementes caiu à beira do caminho, e as aves a comeram.
4. ( ) Toda semente dará fruto a 30, 60 ou 100 por um.
5. ( ) Todas as sementes caíram no mesmo lugar.
Agora leia Marcos 4.9-20 e preencha com as palavras que faltam nas sentenças:
6. As aves que comem a semente lançada na beira do caminho representam _______________
7. As sementes que caíram no terreno pedregoso representam as pessoas quando surge algum problema por causa da palavra logo a _____________________
8. As pessoas que se deixam levar pelas preocupações e pelas riquezas são como a semente lançada entre ________________
9. A semente lançada em boa terra produzirá _____, _____ e até ____ por um!
Perceba que há vários tipos de solos, com muitas situações que impedem que a pessoa se firme na Palavra de Deus – mas o semeador continuou a semear (perseverou, prosseguiu) – isto é um exemplo para nós! Não vamos nos desanimar se nossos amigos, parentes, vizinhos ou conhecidos não se firmem em Cristo, continuemos semeando (trazendo a Palavra de Deus) para elas!
As pessoas deixarão de entrar no Reino de Deus pelos motivos mais fúteis, mas, felizmente, haverá aquelas pessoas que buscarão e viverão pela fé obediente a Cristo – produzindo frutos e bênçãos - é o que esta parábola ensina.
10. Agora relacione as sentenças da primeira coluna coerentemente com a segunda coluna:
1.Semente lançada à beira do caminho |
a. Perde-se sufocada pelas riquezas e preocupações |
2.Semente lançada em terreno pedregoso |
b. Gera 30, 60 e até 100 novas sementes! |
3.Semente lançada entre espinhos |
c. Pequena estória contada por Jesus para ensinar verdades espirituais |
4.Parábola |
d. É retirada por Satanás |
5.Semente lançada em boa terra |
e. Não tem raiz, logo seca |
è Reflexão: Seu coração é uma boa terra ou está cheio de empecilhos (obstáculos) à Palavra de Deus?
Versículo para decorar: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem” – Lucas 11.28.
(Professor: estimule seus alunos a buscar no texto bíblico as respostas e reflexões sobre os ensinos de Jesus - nesta parábola, surpreende-nos os detalhes que o Mestre enfatiza a semeadura. Numa linguagem simples, Ele explica sobre a bênção de sermos alcançados pela semente "em boa terra", e frutificarmos no Reino. Que alegria é isto! Você, como professor, está semeando o evangelho no coração de seus alunos - então o faça com dedicação, entusiasmo, fé e certeza que muitos resultados abençoadores ocorrerão!)
1. F (estava ensinando à beira-mar – v.1)
2. F (foi sufocada – v. 8)
3. V (conforme v. 4)
4. F (muitas sementes não darão fruto, com as que caem sobre à beira do caminho, sobre os espinhos, ou sobre as pedras).
5. F (caíram em diferentes solos)
6. Satanás - professor: explique que Satanás é o líder dos anjos rebeldes - sendo nosso inimigo espiritual, ele veio para matar, roubar e destruir nossa comunhão com Deus João 10.10
7. abandonam – explique que abandonar a palavra de Deus é deixar de dar atenção a ela, considerá-la apenas uma literatura (leitura) comum interessante ou algo parecido.
8. espinhos – explique que os espinhos tem pontas que ferirão a planta e a impedirão de crescer (desenhe espinhos com pontas sufocando uma planta para eles perceberem isso)
9. 30, 60, 100 – explique que a fé verdadeira sempre produz boas obras, como alegria, desejo de evangelizar e ensinar o que aprendeu aos outros, vontade de ler a palavra e conhecê-la mais, satisfação em orar e buscar usar os dons e talentos que recebeu de Deus para bênção das pessoas.
10. 1-d; 2-e; 3-a; 4-c; 5-b
____________________________________________________________________