LIÇÃO EBD – UM JOGO COM PRÊMIO ETERNO

1 Coríntios 9.24-25

Esta é uma lição ideal para aplicar em classes que há muitos alunos que praticam esportes (especialmente futebol). Porém, seus princípios podem ser demonstrados a todos, pois tanto os que gostam de cultura (artes, música) ou esportes, ou ainda aqueles que tem metas (como estudantes) tendem a valorizar o prêmio, a classificação, o reconhecimento em suas atividades e o atingimento de metas.

Mostre medalhas ou troféus antigos (ou mesmo fotos delas). O que você deduz sobre estes prêmios?

(nesta interação deixe os alunos à vontade, destacando, no final, que o prêmio é o resultado de esforços, treino, dedicação, luta, vitória - a compensação pela disciplina intensa)

1.      Leiamos 1 Coríntios 9.24-25 e respondamos em conjunto:

a)      Numa corrida da época do apóstolo Paulo, quantos ganhavam o prêmio? ________________________ (apenas 1, pois não existia o tipo de premiação de hoje, quando o primeiro lugar ganha medalha de ouro, o 2º lugar medalha de prata e o 3º lugar medalha de bronze - na época de Paulo havia apenas o primeiro prêmio - uma coroa de louros, para o vencedor - veja uma imagem)

b)      Quanto tempo durará a coroa que o cristão recebe de Cristo? ______________________________________ (para sempre, pois é um prêmio eterno, a salvação em Cristo Jesus).

2.      Agora leia Efésios 6.17 e associe com a imagem adiante:

 

Contra-ataque

 

(professor: desenhe em cartolina esta imagem de um campo de futebol - com os jogadores em suas posições e avançando para frente, numa jogada denominada "contra-ataque" - veja modelo adiante)

a)      Alguém conhece qual é esta jogada no futebol?  ________________________________________ (contra-ataque)

b)      Numa jogada de contra-ataque, os jogadores (assinale a correta):

(   ) jogam sozinhos ( V  ) trabalham em equipe (   ) ficam parados (   ) preferem defender

 

c) Qual nossa arma de ataque na vida espiritual? ________________________________ (a Palavra de Deus, que é a espada do Espírito Santo) 

 

(Professor: a ideia desta interação é associar uma jogada ofensiva muito conhecida no futebol à verdadeira vitória que o cristão tem sobre o mundo, baseada na fé que a Palavra de Deus é verdadeira e irá nos dirigir rechaçando os inimigos de nossas almas, que lutam contra nós diariamente: a carne, o mundo e Satanás).

3.      Agora leiamos 2 Timóteo 2.5 e respondamos em conjunto, olhando também para a imagem:

 

(professor: desenhe em cartolina esta imagem de um campo de futebol - com os jogadores em suas posições e estrategicamente colocados, numa jogada denominada "jogada-ensaiada" - veja modelo adiante)

 

Jogada ensaiada

a)   Onde estava Thiago no início da jogada? ____________________________________________________ (na lateral esquerda)

b) Onde estava Thiago no final da jogada? _______________________________ (de frente para o gol)

c) Para quem Thiago passou a bola, no primeiro momento? __________ (para o Cadu)

d) Para quem o Cadu passou a bola, no segundo momento? _____________ (para o Henrique)

e) Para quem o Henrique passou a bola, no terceiro momento? ______________ (para o Thiago)

f) No futebol, há muitas regras. Para vencer, o time deve fazer mais gols que o adversário. - vamos ler 2 Timóteo 2.5. Então podemos aprender que (assinale a correta)

(    ) podemos viver de qualquer jeito neste mundo;

(    ) a vida é só um jogo, o importante é aproveitá-la bem;

( V ) a vida espiritual exige disciplina, como no futebol, pois enfrentamos adversários muito fortes que querem nos derrotar.

Professor: enfatize que a Bíblia nos mostra que a vitória espiritual exige disciplina (obediência), como numa jogada ensaiada no futebol, pois o inimigo tenta para que nos afastemos de Deus. 

4. Com base no que você leu e aprendeu, e marque V para as frases verdadeiras e F para as falsas e complete o número dos versos que faltam:

a.(    ) O futebol é um jogo onde não há regras a serem seguidas (F - há várias regras, como vence quem faz mais gols, não se toca a bola com a mão - exceto o goleiro, etc.)

b.(    ) A Palavra de Deus é a jogada do Espírito (F - é a arma)

c.(    ) O prêmio - a salvação em Cristo Jesus - é algo que durará para sempre (V)

d.(    ) Ler a Palavra de Deus, aprendê-la e aplicá-la em nossas vidas é uma das disciplinas espirituais para nossa vitória contra o inimigo (V)

e.(    ) Não precisamos obedecer ao nosso Treinador (Cristo), porque jogamos sozinhos e sabemos o que fazer no campo da vida (F - precisamos de obediência à Cristo e Sua Palavra para nos orientarmos e termos vitória)

 

5. Ligue o sentido das termos (1ª coluna com a 2ª coluna):

 

1. Jogada ensaiada

Importante para termos vitória (2)

2. Obediência

Na Bíblia, pode ser considerada como a Espada do Espírito (4)

3. Cristo

Era o prêmio aos vencedores na antiguidade (5)

4. Contra ataque

Pode levar um time à fazer gols no futebol, mas exige treinamento e disciplina (1)

5. Coroa de louros

Nos assegura um prêmio eterno (3)

 

Versículo para decorar: “Corram de tal modo que alcancem o prêmio... para ganhar uma coroa que dura para sempre1 Coríntios 9.24-25.

 

Palavras finais ao professor:

1. Lembre-se que o melhor ensino é aquele que é absorvido por motivação do aluno em aprender. Portanto, utilize cada exercício como forma de interação e debate, permitindo comentários e perguntas.

2. O objetivo desta lição é enfatizar a disciplina cristã para podermos vencer os inimigos espirituais (carne, o mundo e Satanás) - destacar para seus alunos que a salvação é gratuita, um dom de Deus - não é alcançada por méritos (Efésios 2.8-9) - então o "prêmio" não é uma conquista nossa (individual), mas de Cristo. Ele é o Vencedor, porém nós somos chamados para pertencermos a Ele, e assim, como uma equipe com Ele, triunfaremos sobre as hostes malignas.

____________________________________________________________________

 

www.ebdonline.com.br

 

Lista de Lições