LIÇÃO EBD – RUTE
Rute (Rt) 1-4
Alguém já fez algo bom para você quando você menos esperava? Hoje vamos aprender a história de Rute, que foi bondosa, teve fé em Deus e que recebeu grandes bênçãos. Vamos lá!
1. Leia as passagens adiante e responda:
a- Rt 1.1-2: Em qual terra Noemi e sua família foram morar? ___________________
b- Rt 1.3-5: Quais os nomes das mulheres dos filhos de Noemi? _____________e _________________
c- Rt 1.6: o que Noemi decidiu após a morte de seu marido e dos seus 2 filhos? Voltar a ______________________________________
d- Rt 1.8 – O que Noemi falou a suas noras? Que voltassem para ______________________________
Rute era estrangeira (de Moabe), mas teve misericórdia de Noemi e decidiu morar com ela em Belém (Israel), apesar das dificuldades (especialmente a pobreza) que enfrentaria. Mas Deus a recompensaria por ter fé e confiar nEle – vamos continuar aprendendo?
2. Com muita atenção, leia os trechos adiante e marque V para as frases verdadeiras e F para as falsas:
a.( ) Rt 1.14-15 e 18 – Rute e Orfa acompanharam Noemi até o final da viagem
b.( ) Rt 2.2-3 – Rute foi colher espigas no campo
c.( ) Rt 2.8-9 – Boaz não gostou do que Rute estava fazendo
d.( ) Rt 4.13 – Noemi e Boaz se casaram
e.( ) Rt 4.16-17 – O nome do filho de Rute e Boaz era Davi
Deus permitiu que Rute conhecesse uma ótima pessoa, Boaz, com quem se casaria. Ao distribuirmos bondade, semeamos bênçãos por onde estivermos. Seja como Rute e Boaz: uma bênção para sua família e para outros!
3. Com base no que você leu e aprendeu relacione a primeira coluna com a segunda coluna:
1.Boaz |
A.Terra que Rute deixou para ir morar com Noemi |
2.Belém |
B.Mulher que perdeu seu marido e 2 filhos em Moabe |
3.Moabe |
C.Homem muito bondoso, casou-se com Rute |
4.Rute |
D.Bisavó do futuro rei Davi |
5.Noemi |
E.Cidade de Israel que Noemi e sua família saíram para morar em Moabe |
Aprendemos que: o Senhor deseja que demonstremos misericórdia e bondade para os que sofrem.
Nesta semana, procure fazer pelo menos dois atos de bondade para alguém – aceita o desafio (“corrente do bem”)?
Sugestões:
1 - doar um brinquedo seu para uma criança pobre (converse com seus pais sobre isso);
2- ensinar seu colega na escola a matéria que ele tem dificuldades;
3 - fazer um cartão bem bonito com versículo bíblico e entregar para alguém;
4 – entregar algum alimento para a cesta básica da igreja, que será distribuído a pessoas necessitadas.
Versículo para decorar: “Tratar com bondade o necessitado é honrar a Deus.” – Provérbios 14.31.
Respostas aos Exercícios:
(Professor: Você é exemplo de bondade? Seus gestos, atitudes e falas demonstram isto? Destaco que os seus alunos aprendem mais com o que você faz do que com você explica! Demonstre afeição prática para seus alunos, dando, por exemplo, uma pequena lembrança ou cartão no aniversário deles, indo visitá-los quando estiverem doentes, abraçando-os quando chegam à igreja, etc. – assim eles compreenderão facilmente o que é a prática da gentileza e da bondade!)
Dica: deixe os alunos lerem os versículos indicados para as atividades sugeridas – conhecer detalhes da história de Rute poderá levá-los à curiosidade sobre outros textos da bíblia que mencionam atos de bondade e misericórdia (o bom samaritano, Jesus perdoando a mulher adúltera ou recebendo as crianças, Davi cuidando de Mefibosete, etc.)
Mostre aos alunos um mapa onde aparecem Belém e a terra de Moabe (hoje esta terra chama-se Jordânia).
1. a) Moabe; b) Orfa e Rute; c) sua terra (Belém); d) Moabe
2. a) F (apenas Rute a acompanhou até o final da viagem de retorno); b) V (destaque aos alunos que naquele tempo a única opção de sobrevivência das viúvas era colher os restos de comida no campo); c) F (ele foi bondoso com Rute); d) F (quem casou com Boaz foi Rute); e) F (Obede - Davi seria o bisneto deles).
3. 1-C; 2-E; 3-A; 4-D; 5-B