Lição 3 EBD – VIDA DE ORAÇÃO
1 Timóteo 2.1-8
Você ora diariamente? Por quem ou pelo quê?
O apóstolo Paulo incentivou o jovem Timóteo a viver uma vida de oração. A oração é uma prática indispensável (que é muito importante) na vida cristã.
Leia atentamente 1 Timóteo 2.1-4 e responda:
1. Por quem devemos orar? __________________________ e _______________________________________________________________
2. Porque devemos orar por quem tem autoridade? ___________________________________________________________________________________________________________________________
3. Qual o desejo de Deus? ____________________________________________________________
Em 1 Timóteo 2.1 Paulo recomenda que se façam ao Senhor:
Súplicas – pedidos feitos com humildade e persistência
Orações – frases voltadas a Ele, incluindo súplicas, intercessões e ações de graça
Intercessões – rogar pelas necessidades de outros
Ações de graça – agradecimentos e reconhecimento dos feitos do Senhor
Você tem seguido tais recomendações?
4. Porque a oração é importante? Reflita e responda:
A oração é importante porque _____________________________________________________________________________________________________________________________
Agora leia atentamente 1 Timóteo 2.4-8 e assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
5. ( ) O desejo de Deus é castigar os homens
6. ( ) Jesus pagou o resgate de alguns homens
7. ( ) Paulo foi designado (nomeado) como Papa da igreja
8. ( ) O desejo de Paulo é que orássemos sem ira e sem discussões
9. ( ) Há um só mediador entre Deus e os homens: Cristo Jesus
Versículo para decorar: “Deus, nosso Salvador ... deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” – 1 Timóteo 2.3-4.
Respostas aos exercícios:
(entusiasme seus alunos com um ensino participativo – envolva-os em cada questão, debatendo as respostas e ensinando-os a descobrir por si as grandes verdades bíblicas).
1. Por todos os homens, pelos reis e por todos os que exercem autoridade (vv.1 e 2) (explique o sistema de governo dos povos da época bíblica – o governo era exercido por um rei, que tinha que ser respeitado por sua posição – o rei não era eleito, como o presidente de hoje, recebia o cargo de seu antecessor).
2. Para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica (v.2) (debata sobre o momento que vivemos, de intranqüilidade e insegurança – então conclua que por falta de oração pelas autoridades, estas ficam sem saber o que fazer diante do pecado e acabam governando de forma injusta e inadequada).
3. Que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade (v.4) (não apenas a salvação é importante, mas o próprio conhecimento da verdade eterna é relevante)
4. (resposta livre, mas enfatize que a oração é nossa comunicação com Deus, o momento em que paramos para refletir e agradecer nosso Criador, louvando-O e pedindo-lhe conselhos e sabedoria)
5. F (o desejo dEle é que todos os homens sejam salvos – 1 Tm 2.4 – procure enfatizar que o amor de Deus é infinito, porém Ele não forçará a ninguém para aceitar Sua companhia na eternidade – cabe a cada pessoa decidir ou não aceitar a vida eterna oferecida)
6. F (pagou o resgate por todos os homens – 1 Tm 2.6, portanto, não há necessidade de outro salvador ou de qualquer rito religioso para a salvação eterna)
7. F (foi designado pregador e apóstolo, mestre da verdadeira fé aos gentios – 1 Tm 2.7, explique que o termo “papa” refere-se ao líder mundial do catolicismo e não se encontra na Bíblia qualquer citação desta palavra ou cargo)
8. V – 1 Tm 1.8 (explique a palavra “ira”, se necessário)
9. V – 1 Tm 2.5 (enfatize que a Bíblia ensina que não há necessidade de qualquer outro mediador, seja sacerdote, santo, oferendas, etc. para chegarmos a Deus).
____________________________________________________________________