Lição 3 EBD – VIDA DE ORAÇÃO

 

1 Timóteo 2.1-8

 

Você ora diariamente? Por quem ou pelo quê?

 

O apóstolo Paulo incentivou o jovem Timóteo a viver uma vida de oração. A oração é uma prática indispensável (que é muito importante) na vida cristã.

 

Leia atentamente 1 Timóteo 2.1-4 e responda:

1.     Por quem devemos orar? __________________________ e  _______________________________________________________________

2.     Porque devemos orar por quem tem autoridade? ___________________________________________________________________________________________________________________________

3.     Qual o desejo de Deus?  ____________________________________________________________

Em 1 Timóteo 2.1 Paulo recomenda que se façam ao Senhor:

 

Súplicas – pedidos feitos com humildade e persistência

Orações – frases voltadas a Ele, incluindo súplicas, intercessões e ações de graça

Intercessões – rogar pelas necessidades de outros

Ações de graça – agradecimentos e reconhecimento dos feitos do Senhor

 

Você tem seguido tais recomendações?

 

4. Porque a oração é importante? Reflita e responda:

 A oração é importante porque _____________________________________________________________________________________________________________________________

 

Agora leia atentamente 1 Timóteo 2.4-8 e assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

5.     (    ) O desejo de Deus é castigar os homens

6.     (    ) Jesus pagou o resgate de alguns homens

7.     (    ) Paulo foi designado (nomeado) como Papa da igreja

8.     (    ) O desejo de Paulo é que orássemos sem ira e sem discussões

9.     (    ) Há um só mediador entre Deus e os homens: Cristo Jesus

Versículo para decorar: “Deus, nosso Salvador ... deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” – 1 Timóteo 2.3-4.

 

Respostas aos exercícios:

 

(entusiasme seus alunos com um ensino participativo – envolva-os em cada questão, debatendo as respostas e ensinando-os a descobrir por si as grandes verdades bíblicas). 

1.     Por todos os homens, pelos reis e por todos os que exercem autoridade (vv.1 e 2) (explique o sistema de governo dos povos da época bíblica – o governo era exercido por um rei, que tinha que ser respeitado por sua posição – o rei não era eleito, como o presidente de hoje, recebia o cargo de seu antecessor).

2.     Para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica (v.2) (debata sobre o momento que vivemos, de intranqüilidade e insegurança – então conclua que por falta de oração pelas autoridades, estas ficam sem saber o que fazer diante do pecado e acabam governando de forma injusta e inadequada).

3.     Que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade (v.4) (não apenas a salvação é importante, mas o próprio conhecimento da verdade eterna é relevante)

4.     (resposta livre, mas enfatize que a oração é nossa comunicação com Deus, o momento em que paramos para refletir e agradecer nosso Criador, louvando-O e pedindo-lhe conselhos e sabedoria)

5.     F (o desejo dEle é que todos os homens sejam salvos – 1 Tm 2.4 – procure enfatizar que o amor de Deus é infinito, porém Ele não forçará a ninguém para aceitar Sua companhia na eternidade – cabe a cada pessoa decidir ou não aceitar a vida eterna oferecida)

6.     F (pagou o resgate por todos os homens – 1 Tm 2.6, portanto, não há necessidade de outro salvador ou de qualquer rito religioso para a salvação eterna)

7.     F (foi designado pregador e apóstolo, mestre da verdadeira fé aos gentios – 1 Tm 2.7, explique que o termo “papa” refere-se ao líder mundial do catolicismo e não se encontra na Bíblia qualquer citação desta palavra ou cargo)

8.     V – 1 Tm 1.8 (explique a palavra “ira”, se necessário)

9.     V – 1 Tm 2.5 (enfatize que a Bíblia ensina que não há necessidade de qualquer outro mediador, seja sacerdote, santo, oferendas, etc. para chegarmos a Deus).

____________________________________________________________________

 

www.ebdonline.com.br

 

Lista de Lições