Lição 7 EBD – ÂNIMO!

 

2 Timóteo 1.3-13

 

Com o que você fica todo animado? Por que?

 

Paulo escreveu uma segunda carta a Timóteo para animá-lo – pois na vida espiritual há muitas batalhas – veja 2 Timóteo 1.4. Não é fácil ser pastor ou líder, e por isso Timóteo precisava - como também nós (futuros líderes), de orientação clara para nos movermos continuamente em direção a Cristo! 

1.     Leia 2 Timóteo 1.3-7 e assinale os fatos verídicos (verdadeiros):

a.      (    ) Paulo orava de vez em quando por Timóteo

b.     (    ) Ele lembrava da fé de Timóteo

c.      (    ) O nome da avó de Timóteo era Filomena

d.     (    ) Deus nos deu espírito de poder, de amor e de equilíbrio

e.      (    ) Paulo lembra a Timóteo que o principal objetivo dele é ter uma igreja grande

Era a fé que Timóteo recebera (2 Tm 1.5) que o ajudaria a trilhar sua caminhada cristã. Fé não é sentimento, é uma convicção (certeza) que Deus age sempre em prol de nós! Quando você precisar de ânimo, lembre-se que não importam as circunstâncias (situações) o fato é que Deus agiu e age na história para nos conduzir a vida eterna abençoada!

 

Descubra, no texto lido, as respostas para as seguintes questões:

 

2. O que Paulo lembrava de Timóteo? _____________________

3. O que ele desejava? ______________________________

 

Talvez você precise de ajuda para caminhar sua vida cristã. Seu professor de EBD está disponível para isto, bem como seu pastor. Caso seus pais forem cristãos, também poderá contar com eles. Timóteo contou com Paulo. É importante ter um “companheiro na fé” que possa lhe orientar e lhe animar na sua caminhada em Cristo.

 

Agora leia 2 Timóteo 1.8-14 e responda:

 

4. Do que Timóteo não deveria se envergonhar? ______________________________________

5. A vida e a imortalidade foram reveladas através do _________________________

6. De que Paulo estava bem certo? _________________________________________________

7. Quem habita em nós? O _________________   _______________

 

Paulo estava na prisão, porém estava animado e animando Timóteo a vencer, pela fé, as dificuldades! Quando você está desanimado, deve lembrar-se de olhar não para os seus problemas, mas para o Deus que é maior que qualquer problema!

 

8. Com base no que você leu e aprendeu, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

 

a.(   ) O Espírito Santo habita em qualquer pessoa

b.(   ) Nossa base para ter ânimo na luta espiritual é ler bons livros

c.(   ) Recebemos de Deus as condições para prosseguirmos em nossa vida espiritual

d.(   ) Por sofrermos e enfrentarmos lutas, nos envergonhamos do evangelho

e.(   ) Timóteo deveria guardar, com fé e amor em Cristo Jesus, a sã (boa) doutrina

 

Versículo para decorar: “Sei em quem tenho crido e estou bem certo de que Ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia” – 2 Timóteo 1.12.

 

Respostas aos exercícios:

(Professor: você é o exemplo de ânimo para seus alunos – se você ensina com entusiasmo, paixão e dedicação, seus alunos notarão e terão um modelo para aprenderem. Nunca desanime de ensinar – como professor, sei que suas batalhas são muitas. Você está ensinando nada mais do que a Verdade! Lembre-se também de estar disponível para seus alunos fora da classe, animando-os, orando com eles, exortando-os a prosseguirem na fé. Esta lição é sobre o ânimo, a coragem, portanto, antes de aplicá-la a seus alunos, aplique-a a si próprio!) 

1.     b, d. A sentença “a” está incorreta porque Paulo orava dia e noite por Timóteo (2 Tm 1.3). “c” não é verdadeiro - o nome dela era Lóide (2 Tm 1.5) e a afirmação “e” é falsa porque o objetivo principal desta carta é animar Timóteo manter viva a chama do dom de Deus (2 Tm 1.6), ou seja, o Espírito Santo.

2.     Das lágrimas dele – 2 Tm 1.4 (ter fé não quer dizer que não passamos lutas, tristezas, lágrimas, decepções – quer dizer confiar em Deus apesar de tudo isto!)

3.     Vê-lo – 2 Tm 1.4 (lembre-se que Paulo considerava Timóteo um filho na fé. Você que ensina tem este mesmo anseio pelos seus alunos – vê-los e alegrar-se com a presença em classe deles?)

4.     De testemunhar do Senhor - v.8

5.     Evangelho – v. 10 (destaque que evangelho é a “boa nova” de salvação – não é pela filosofia, pela religião ou por ideias que a Verdade foi revelada!)

6.     Que Deus é poderoso para guardar sua confiança – v. 12 (explique que Paulo estava preso, muitos o abandonaram – veja 2 Timóteo 1.15, mas mesmo assim sabia que o Senhor poderia agir e conservar sua vida espiritual, seu ânimo, seu compromisso de lealdade – isto é fé!)

7.     Espírito Santo – v.14.

8.     a-F (o Espírito habita naqueles que creem – João 14.23 - lembre aos alunos que o Espírito Santo é concedido a quem crê em Cristo como único Senhor e Salvador, no momento de sua conversão – portanto, pessoas que não aceitam o perdão e o amor de Deus não recebem Seu Espírito).

b-F (nossa base é a fé e o amor em Cristo – 2 Tm 1.13)

c-V (2 Tm 1.7)

d-F (ao contrário, como Paulo, não nos envergonhamos, porque sabemos em quem temos crido – 1 Tm 1.12)

e-V (2 Tm 1.13)

____________________________________________________________________

 

www.ebdonline.com.br

 

Lista de Lições