Lição 13 EBD – FAZENDO A DIFERENÇA

 

Tito 3

 

Você é diferente de outras pessoas? Como?

 

Como vimos na lição passada, as boas obras são característica do cristão. Hoje vamos prosseguir em nossa jornada de conhecimento, entendendo como isto fará diferença, num mundo marcado por falta de esperança.

1.     Vamos ler Tito 3.1-11 – após, debata com seu colega ao lado e assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 

a.      (    ) Os que creem em Deus devem se empenhar (esforçar) para serem notados

b.     (    ) Tito deveria discutir a Lei

c.      (    ) Quem provoca divisões deve ser rejeitado na 3ª vez que repetir este pecado

d.     (    ) Deus nos salvou pelo lavar do batismo

e.      (    ) Precisamos estar prontos para fazer o que é bom

2.     Você percebe, pelo texto bíblico lido, que o cristão vive de forma diferente! Escreva atitudes entre “antes” e “depois” de alguém que conhece e aceita o evangelho (leia novamente Tito 3.1-3):

Antes: __________________________________________________________________________________________________________________________________

Depois: __________________________________________________________________________________________________________________________________

3.     Quais são as 2 manifestações de Deus por nós (Tito 3.4)?

_______________________________ e ______________________

 

4.     Nós refletimos estas manifestações de Deus em nossas vidas, por isso fazemos a diferença, pois tais coisas são ______________________  e ____________ (Tito 3.8)

Isto faz toda a diferença! Nós compreendemos que recebemos a graça (favor imerecido) de Deus, portanto, agora nos tornamos “novas criaturas”, nossas condutas (ações) mudam!

5.     Uma das condutas mais difíceis de mudar é o orgulho – quando isto nos domina, há controvérsias (disputas), discussões, etc. Leia Tito 3.9 e anote o que tais coisas são: ________________ e ________________.

6.     Nós temos esperança! Leia Tito 3.7 e escreva qual é esta esperança: a ________ ______________.

Nossas atitudes farão a diferença, refletindo esta esperança. Deixe Cristo ser o centro de sua vida, e torne-se um cristão que abençoa e faz a diferença neste mundo!

 

Versículo para decorar: “Ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tito 3.5)

 

Respostas aos exercícios:

Professor: estimule seus alunos a participarem dos debates. Paulo encorajou Tito para que ele afirmasse “categoricamente essas coisas, para os que creem em Deus se empenhem na prática de boas obras”. Um ensino apenas expositivo leva apenas a um conhecimento teórico. Junte-se aos seus alunos e estimule-os a crerem na Palavra de Deus e buscarem nela motivação para uma abundante vida espiritual!


1.

a) F – se empenham para boas obras – Tt 3.8

b) F - deveria evitar discutir sobre ela - Tt 3.9

c) V – esta afirmação parece ser muito dura, porém destaque para seus alunos que a divisão é uma tática de Satanás para atrapalhar o crescimento da Igreja – Tt 3.10

d) F – nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo – Tt 3.5

e) V – Tt 3.8

 

2. Antes: insensatez (falta de sabedoria), desobediência, escravos de paixões e prazeres, maldade, inveja, sendo detestável e odiando-se– Tt 3.3.

Depois: obediência, fazer tudo o que é bom, não caluniando (falando mal) de ninguém, pacífico (que promove a paz), amável e mansos para todos – Tt 3.2.

 

3. bondade e amor

 

4. excelentes, úteis

 

5. inúteis, sem valor (contraste com o exercício anterior – as boas obras são úteis e excelentes) – falar para provocar controvérsia não é boa obra!

 

6. vida eterna.

____________________________________________________________________

 

www.ebdonline.com.br

 

Lista de Lições