LIÇÃO EBD – VIDA DE SANTIDADE 

1 Pedro 1.13-23

 

ð  Lembrando: o número que está na frente do livro (1) é o número da carta, nesta lição é a “primeira carta de Pedro”.

ð  O número que está após o livro (1) é o capítulo. Os números que estão após o ponto indicam os versículos. Em nossa lição, estudaremos “a primeira carta de Pedro, capítulo 1, versos 13 a 23”.

ð  Os livros da bíblia têm, cada um, uma sigla. Nesta carta de Pedro, a sigla é 1 Pe.

Brincadeira: “João disse, Maria disse”.

 

ð  Nesta brincadeira, o líder anuncia determinados gestos que devem ser repetidos - exemplo: "João manda erguer o braço" - e todos devem obedecê-lo. Quando diz: "Maria manda baixar o braço", ninguém deve obedecer. A essência da brincadeira é a  obediência às regras, evitando ser enganado por "Maria". Na vida espiritual, nossa obediência (a Cristo) é a essência de uma vida verdadeiramente cristã, santa. Não mais obedecemos ao pecado, ao mundo, porque estamos livres da ignorância espiritual que nos prendia ao passado.

 

O que você aprendeu com esta brincadeira? Você é um "Maria vai com as outras..." ou age de acordo com o que sabe ser correto?

1.      Santidade é:

(    ) ser bonzinho com todos

(    ) viver santo (separado) por Deus das coisas deste mundo 

2.      Leia 1 Pe 1.13 e responda: - como nossa mente deve estar?

_____________________________________________________________________ 

3.      Antes de pertencermos a Deus, vivíamos em _____________________________ (1 Pe 1.14).

4.      1 Pe 1.15 - Somos santos: (   ) aos domingos (   ) quando nossos pais nos vigiam (    ) em tudo o que fizermos

5.      É fácil viver separado das coisas deste mundo? Porque?

__________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________ 

6.      Leia 1 Pe 1.21-22 e ache uma palavra semelhante à busca pela santidade:  ____________________

7.      Não podemos ser santos por nossas próprias capacidades! Dependemos de Deus para isto, mas buscamos viver santo por (leia 1 Pe 1.17-19):

(    ) prata e ouro

(    ) o sangue de Cristo

(    ) prática de boas obras 

8.      Ligue o sentido das palavras (1ª coluna com a 2ª coluna): 

Ignorância

Ato necessário na vida de santidade

Santidade

Quem não conhece a Deus

Obediência

Viver santo (separado)

Amor

Reverência (respeito) a Deus

Temor

Resultado da vida santa

 

Versículo para decorar: “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem1 Pedro 1.15.

Respostas dos exercícios:

Professor: lembre-se que santidade não é o fazer, é o “ser”, ser separado das coisas deste mundo (sistema cultural do pecado). A vida cristã é um relacionamento de obediência e amor entre o cristão e Jesus Cristo, refletindo nas atitudes para com Deus (obediência e amor), nosso próximo (amor) e para com o pecado (rejeição). 

1.      Viver santo – praticar boas ações não nos capacita a sermos santos. Viver santo é mais do que boas ações, é refletir o amor de Cristo através de nossas vidas, rejeitando o pecado e vivendo na luz.

2.      Preparada, alerta. Santidade é uma condição espiritual que reflete nossas decisões (a de ser separado deste mundo, a de obedecer a Cristo e amar ao próximo) – nossas decisões são oriundas da mente, então temos que estar preparados, alertas, para vivermos uma vida santa!

3.      Ignorância (explique o significado desta palavra: no sentido espiritual, é desconhecer as realidades: pecado, salvação, santificação).

4.      Em tudo o que fizermos (jamais a santidade se restringe a algum aspecto da vida, somos chamados a um viver santos em todo nosso proceder: finanças, relacionamentos, trabalho, estudos...).

5.      Não é fácil. Enfrentaremos tentações, desânimo, ideias contra a vontade de Deus, influências do mundo e de amigos para nos afastar da comunhão com Cristo, etc. Entretanto, as dificuldades serão superadas, se permanecermos decididos a viver em atitudes de constante comunhão com Cristo (leitura e meditação da Palavra, oração, fé e confiança que Ele nos sustentará em nossa jornada aqui na terra).

6.      Purificar (cite exemplos para que o aluno entenda o significado espiritual desta palavra: a purificação da água que bebemos, a purificação do ouro, etc.) – somos purificados do pecado.

7.      O sangue de Cristo. Nós decidimos a viver santos, apesar das nossas incapacidades em cumprir, de forma perfeita, este chamado divino. Jamais prata, ouro ou a prática de boas obras nos tornarão santos! A capacidade para isto vem daquele que nos purificou do pecado, através do Seu sangue – Cristo.

8.     

Ignorância – Quem não conhece a Deus

Santidade – Vier santo (separado)

Obediência – Ato necessário na vida de santidade

Amor – Resultado da vida santa

Temor – Reverência (respeito) a Deus 

 

____________________________________________________________________

 

www.ebdonline.com.br

 

Lista de Lições