CURSO BÍBLICO: RENOVANDO A MENTE
Prof. Eliseu Pereira (eliseugp@yahoo.com.br)
LIÇÃO 5 – RENOVAÇÃO DA MENTE
ANÁLISE DE ROMANOS 12.2
[1] INTRODUÇÃO
a. Relação entre 12.1 e 12.2:
i.o v. 1 é o resultado do processo de renovação da mente descrito no v. 2;
ii.o v. 2 — transformai-vos — é o modo de praticar o v. 1 — apresentai-vos;
iii.corpo X mente: oferecer o corpo (o todo) X renovar a mente (o interior);
iv.o sacrifício (v.1) é o culto racional [logikos] que está relacionado à mente (v. 2);
v.o v. 2 fala das implicações éticas da vida descrita no v.1.
vi.o culto racional (interior) se expressa em atos concretos de obediência a Deus.
b. Objetivo: definir alguns conceitos importantes —
| 
 | ordem negativa | ordem positiva | 
| formas | não se conformar | sim transformar-se | 
| padrões | mundo | imagem do Filho (8.29) | 
| mente | da carne — (subentendido) | de Cristo | 
| governo | reinos do mundo espiritual | reino de Deus | 
| natureza | velha | nova | 
| propósito | — separação — | experimentar a vontade de Deus | 
[2] DUAS FORMAS — CONFORMAR X TRANSFORMAR
a. Conformar: forma exterior, feitio, figura, aparência, mutável; assumir a forma; encaixar; não apenas forma externa, mas estado interno que reflete por fora.
i.Etimologia: syskematizo (grego), de onde vem a palavra ‘esquema’; conformare (latim) ‘con’ indica semelhança; ‘formare’ é forma.
ii.“não vos amoldeis às paixões que tínheis antes anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (1Pe 1.14).
iii.Versão FIEL: “não vos conformando com as concupiscências” (1Pe 1.14, ARF).
b. Transformar: metamorphoo (grego) ou metamorfose; transfigurar; transformação de um ser em outro, mudança de posição ou condição; permitir que o Espírito Santo corrija, exorte, mude o modo de pensar, decidir, agir e sentir.
i.[Jesus] “foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia” (Mt 17.2;Mc 9.2).
ii.“contemplando... a glória... somos transformados de glória em glória” (2Co 3.18).
c. Compare:
i.Paulo: “conformando-me com ele [Jesus] na sua morte” (Fp 3.10).
ii.conformar/configurar (assumir forma) e transformar/transfigurar (mudar a forma).
d. Conclusão: a garantia de viver no mundo sem tomar a forma dele é ser transformado continuamente segundo a vontade de Deus.
| conformar | transformar | 
| assumir a forma de algo | mudar de forma, assumir outra forma | 
| não requer esforço | requer ação e esforço | 
| inércia | exercício de vontade | 
| acomodação | incomodação | 
| semelhança com a forma antiga | conflito com forma antiga | 
[3] DOIS PADRÕES — O MUNDO X À IMAGEM DO FILHO
a. Gabaritos: a forma do mundo e a imagem do Filho são como dois gabaritos.
b. Mundo: a palavra mundo é a tradução de 3 vocábulos no grego original:[1]
i.kosmos: aparece 187 vezes no NT; sempre traduzida como mundo (exceto 1x); “o mundo organizado”, “ordem, regularidade, disposição e arranjo”; “mundo, raça humana, universo, a soma das coisas criadas” (Taylor); ver Jo 10.10; Mt 16.26.
ii.oikouméne: sinônimo de kosmos, significa terra habitada, os seres humanos; ver “Deus amou o mundo de tal maneira” 3.16; Mt 28.19; Mc 16.15; Jo 1.14; 16.21; 17.15,18,21,23; 1Co 3.22-23).
iii.aion: aparece 41 vezes no NT; significa tempo, era, sistema de coisas; século, época, um período do plano divino na história, ciclo, eternidade, espírito de uma geração; ver Jo 8:44; 12:31; 14:30; 16:11; é a palavra usada em Rm 12.2.
c. Deus: o cristão é desarraigado do mundo (Gl 1.4), transportado para outro reino (Cl 1.13); é predestinado a ser conforme à imagem de Cristo (Rm 8.29); o cristão é recriado segundo Deus (Ef 4.24); Paulo diz que Cristo está em formação na vida do cristão (Gl 4.19).
i.“contemplando como por espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2 Cor. 3:18).
ii.“à medida da estatura perfeita de Cristo" (Ef. 4:13)
d. Conclusão: mundo no sentido de kosmos ou oikouméne, não tem caráter pecaminoso, embora seja temporal, transitório e sedutor; refere-se à coisa criada, incluindo a humanidade; no sentido aion, mundo se refere ao sistema contrário a Deus; condição moral e espiritual; sistema de valores contrário a Deus.
i.“Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal” (Jo 1715).
[4] DOIS REINOS — REINO DO MALIGNO X REINO DE DEUS
a. Reino do maligno: o diabo é aquele que governa, rege, controla e manipula este século perverso; este século reflete o caráter da pessoa gera o sistema;
i.“império das trevas” (Cl 1.13)
ii.“o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos” (2Co 4.4);
iii.“belzebu, príncipe dos demônios” (Lc 11.15);
iv.“príncipe deste mundo” (Jo 12.31; 14.30;16.11);
v.“príncipe das potestades do ar” (Ef 2.2);
vi.“príncipe das trevas deste século” (Ef 6.12).
vii.“maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1Jo 4.4).
viii.“o mundo todo está sob o poder do Maligno” (1Jo 5.19)
ix.“que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo” (Ap 12.9).
b. Reino de Deus: ou basileia (grego), não é um lugar, um território ou localização geográfica; o reino é a presença do Rei no coração do crente; o reino se manifesta em novidade de vida de todo aquele que anda na direção do Espírito, em obediência a Deus e confiança em Cristo; é um mistério revelado aos que crêem (Mc 4.7; Ef 1.10).
i.“Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mateus 3:1,2).
ii.“Venha o teu reino, cumpra-se a tua vontade” (Mt 6.10).
iii.Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça” (Mt 6.33).
iv. “o reino de Deus está entre vós” (Lc 17.21).
v.“aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3).
vi.“o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17).
vii.“ O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Cl 1.13).
[5] DUAS MENTES — MENTE CARNAL X MENTE DE CRISTO
a. Mente carnal: modo de pensar autônomo; sabedoria própria (Pv 1.31);
i.“Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos” (Ef 2.3);
ii.“o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus” (1Co 2.14);
iii.“enfatuado [vaidoso, presunçoso] sem motivo algum na mente carnal” (Cl 2.18);
iv.“que só pensam nas coisas terrenas” (Fp 3.19);
b. Mente de Cristo: a mente de Cristo é formada no novo homem à medida que ele se submete à ação do Espírito de Deus por meio da sua Palavra.
i.“temos a mente de Cristo” (1Co 2.16);
ii.Tende em vós a mesma mente que houve também em Cristo Jesus” (Fp 2.5).
iii. “Pensai nas coisas que são Do alto, e não nas que são da terra” (Cl 3.2);
iv.“vos revestistes do novo homem se refaz para o pleno conhecimento” (Cl 3.9-10);
v.“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto [respeitável], tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (VAF) ou “seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4.8, ARA).
vi.“então [Jesus] lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras” (Lc 24.45).
[6] DUAS NATUREZAS — VELHA E NOVA
a. Pergunta: qual é o novo elemento? Em torno de qual novidade pode o homem ser transformado?
b. Argumento: na história da humanidade, não há nada novo; todas as estruturas e propostas não apenas reedições do que já foi; como disse o sábio: “O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol” (Ec 1.9).
c. Resposta: O Evangelho é apresentado como “boas novas”; por meio dele, o Espírito Santo opera o novo nascimento naquele que crê; então, somente algo novo pode renovar a mente do homem.
d. Velho e novo na vida cristã: nova aliança (Mt 26.28; 1Co 11.25), novo nascimento (Jo 3.3,7), nova criatura (2Co 5.17), novidade de vida (Rm 6.4; 7.6).
i.“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado” (Rm 6.6).
ii.“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento”(1Co 5.7-8).
iii.“Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Ef 4.22-24).
iv.“Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou... Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados... de amor, que é o vínculo da perfeição” (Cl 3.9-11).
v.“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co 5.17).
[7] PROPÓSITO — EXPERIMENTAR A VONTADE DE DEUS
a. Experimentar: dokimazo (grego), aprovar, provar, examinar, apurar (1Tm 3.10); participar de algo; conhecer por experiência; é resultado do atitude descrita no v.1 e do processo descrito no v. 2.
i.“se é que já tendes a experiência que o Senhor é bondoso” (1Pe 2.3).
ii.“provai e vede que o Senhor é bom” (Sl 33.9)
iii.“Se alguém quiser fazer a vontade dele [de Deus], conhecerá a respeito as doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo” (Jo 7.17).
b. Vontade: thelema (grego), determinação, escolha, propósito, decreto.
c. Qualidade da vontade de Deus: boa, agradável e perfeita
i.Vontade boa: Jesus confiou sua vida a Deus na certeza de que ele é bom — “Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade” (Mt 26.42; Lc 22.42).
1. “Porque Deus é quem efetua em vós o querer e o realizar segundo a sua boa vontade” (Fp 2.13).
2. "Já te foi mostrado, ó homem, o que é bom, o que o Senhor requer de ti" (Mq 6, 8).
ii.Vontade agradável: felicidade em usufruir de algo.
1. ”No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada” (Sl 115.3);
2. Compare: sacrifício agradável (v 1) — com — vontade agradável (v 2)
iii.Vontade perfeita: completa, sem necessidade de nada, adulto, maduro.
1. “aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1Jo 2.17).
2. ”venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6.10).
d. Conclusão:
i.Uma pessoa conformada ao mundo não poderá ter experiência da qualidade completa da vontade de Deus; somente quem se permite ser transformado diariamente e rejeita a forma do mundo pode ter esta experiência.
ii.Experimentar a vontade de Deus é o fim de um processo que começa com a renúncia de nossa própria vontade (apresentar-se como sacrifício).
apresentar-se è transformar-se è experimentar
[8] PARA REFLETIR
a. Não é possível servir a Deus e ao mundo (Mt 6.24);
b. Não é possível amar a Deus e ao mundo (Tg 4.4).
c. Contraste:
i.“Não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provêm de Deus” (1Co 2.12-13).
ii.“o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1Jo 2.17).
[1] GOMES, Daniel Miranda. O que é mundanismo? Site http://ministeriobereano.nireblog.com.